Esta extensão para Chrome é um sonho de qualquer stalker


Como já muitos sabem, o Facebook é uma fonte de partilhas de tudo e mais alguma coisa: fotos, vídeos, estados de alma, desabafos de bêbedos e, claro, localizações. Este último ponto dá muitos motivos de conversa sobre a possível violação de privacidade do utilizador, apesar de se acreditar ter sempre o total controlo sobre o que damos a conhecer aos nossos amigos. Ou talvez não.

Aran Khanna é um estudante em Cambridge que gosta de fazer serviço público. Com um pouco de tempo livre, o aspirante programador criou uma extensão para Chrome que constrói um histórico de localizações de todos os teus amigos do Facebook, algo que tem tanto de incrível como de assustador.

maraudersmap_02

Assim que instalada, a extensão, chamada Marauder’s Map (em homenagem ao documento mágico da saga Harry Potter), aparece na secção de mensagens da rede social. As pequenas bolhas com as fotos dos teus amigos simbolizam o local de onde eles te enviaram mensagens e, se clicares nelas, aparece o rasto de localizações de conversas antigas.

Khanna diz que não se deu ao trabalho de desenvolver a Marauder’s Map para perseguir ninguém, mas que o objectivo é precisamente o contrário: demonstrar o quão público pode ser o Facebook quando os utilizadores assim o consentem.

maraudersmap_03

E que ilegalidades estão aqui a ser cometidas? Absolutamente nenhuma. Este tipo de informações são enviadas para os servidores do Facebook de livre vontade pelos próprios utilizadores quando enviam mensagens – a app Messenger tem a “partilha de localização” activa nas definições padrão. Tudo o que a extensão faz é converter os dados que estão acessíveis em Javascript pelo browser para um mapa.

Aparentemente, esta extensão já chegou aos olhos do Facebook, que solicitou a Aran Khanna a sua remoção. O programador aceitou as ordens da rede social que foi mais longe, ao bloquear a partilha de localização através da versão desktop. Esta partilha de localização continua, ainda assim, a funcionar nas versões mobile do Messenger.