O futuro do ‘Minecraft’ foi revelado – e é incrível


Está a decorrer em São Francisco a E3, a conferência mundial para os aficionados dos videojogos. Esta segunda-feira, a Microsoft apresentou as novidades para a sua Xbox e mostrou novamente os seus óculos HoloLens. Mas o anúncio mais importante foi uma nova versão do Minecraft especificamente para o equipamento de realidade aumentada.

O Minecraft é um fenómeno mundial, criado em 2009 e comprado no ano passado pela Microsoft. Jogado por milhões e milhões de pessoas em todo o mundo, tem uma versão portátil na App Store e Google Play Store há cerca de dois anos. O principal desafio do jogo é sobreviver num mundo de paisagens, edifícios e afins, feitos de blocos.

Na E3, a Microsoft mostrou uma versão do Minecraft com realidade aumentada, usando o HoloLens. Podes jogar usando um comando ou criar mundos usando voz e gestos.

Dizes “criar mundo” e a tua mesa transforma-se num cenário Minecraft, renderizado em 3D através do HoloLens, mesmo à tua frente. Podes fazer zoom e navegar usando voz e gestos, e podes manipular o mundo, isto é, podes jogar com o holograma.

minecrafthololens_02

Toda a experiência de Minecraft na tua mesa só é possível através do HoloLens, pelo que quem não tiver os óculos postos vai ver algo como isto:

minecrafthololens_03

Certo é que esta experiência de realidade aumentada – e as outras que já podemos imaginar em realidade virtual, com equipamentos como o Oculus Rift – parece ser brutal. E mesmo que o futuro do gaming não seja com óculos na cara, vai ser certamente fora da consola e do sofá da sala de estar.

Esperemos que a promessa do HoloLens seja aquela que a Microsoft nos tem vindo a mostrar, dado que algumas primeiras reviews do equipamento apontam para limitações no campo de visão, o que significa que aquilo que vais ver à tua frente pode não ser um mundo Minecraft completo, mas sim apenas uma pequena parte (tens de mover a cabeça para veres o resto).