O Google Street View escalou a montanha El Capitan


As equipas do Google Street View já percorreram ruas e cidades por todo o mundo, já mergulharam em oceanos… e conseguiram agora um novo feito: “escalar” a montanha El Capitan, que está situada no Yosemite National Park e que a Apple usou para baptizar o seu mais recente sistema operativo. O El Capitain representa, assim, a primeira colecção de imagens verticais do Google Street View.

Com a ajuda dos veteranos alpinistas Alex Honnold, Lynn Hill e Tommy Calwell foi possível à Google recolher dados e mapear a paisagem a centenas de metros de altitude. O resultado é incrível, inclui panoramas de 360 graus, onde podemos ver alpinistas a meio da jornada da escalada, e ainda uma vista lindíssima sobre parte da Serra Nevada.

gstreetviewelcapitain_02

Tommy Caldwell escreveu no blogue do Google que “escalar é sobre alcançar o impossível, quebrando os limites sobre aquilo que achamos que pode ser realizado”. O alpinista adiantou ainda que “capturar imagens para o Street View a 900 metros de altitude e escalar o El Capitan provou ser uma extensão disso mesmo.

As imagens já estão disponíveis e são mais um enorme passo do Google Street View na sua missão de “descobrir” o planeta – permite-nos explorar mais e melhor a Terra, sem sair de casa.

gstreetviewelcapitain_03

gstreetviewelcapitain_04