iOS 9 traz uma Siri mais inteligente e um “Google Now”


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A Apple apresentou hoje o novo iOS, focado em performance. Mas a nova versão do sistema operativo traz ainda uma Siri mais inteligente e um menu estilo “Google Now”.

Actualmente com cerca de mil milhões de “pedidos” por semana – e uma margem de erro a rondar os 5% –, a Siri é hoje em dia uma ferramenta que faz parte do quotidiano de muitos utilizadores do iOS e acabou de ficar mais intuitiva e inteligente com a chegada do iOS 9.

Em primeiro lugar, a janela da Siri está de cara lavada e mais clean, mas as principais novidades prendem-se com as novas opções de pesquisa. Tal como acontece com o novo Spotlight, no OS X El Capitan, o tipo de pedidos para a Siri ficaram mais “humanos”.

“Mostra-me fotos de Utah de agosto passado” foi um dos termos de pesquisa que Craig Federighi experimentou em palco. Com se esperava, o que apareceu no ecrã do iPhone foi o resultado de uma integração da Siri com a geolocalização e a data das fotografias: apareceram fotos tiradas em Utah durante o mês de agosto em 2014.

ios9_siri02

Uma outra novidade é que a Siri agora consegue “ver” aquilo que te dizem ou aquilo que escreves em outras aplicações. Não é preciso nomear as fotos, nem identificar manualmente cada pessoa que aparece, pois a Siri faz isso automaticamente.

Imagina que a tua mãe te manda uma SMS a dizer “estende a roupa”. Tudo o que tens de fazer é pedir à Siri para te “lembrar disto quando chegar a casa” e ela detecta a tarefa a realizar e, com base no GPS, a altura em que chegas a casa. A mesma lógica pode ser aplicada ao Safari, para leres um artigo quando chegares a casa. Tudo fica muito mais automático e facilitado.

ios9_siri04

 

Outra novidade da Siri no iOS 9 é uma funcionalidade chamada Proactive, que é basicamente a versão Apple do “Google Now”. Com Proactive, o teu iPhone e iPad fica mais inteligente. Se, por exemplo, ligares os teus auscultadores ao telemóvel, este vai sugerir-te uma playlist ou audiobook recente.

Tens um jantar num restaurante da baixa de Lisboa e planeias ir de carro? O Calendar analisa o trânsito do trajecto que tens de percorrer e diz-te que horas é que tens de sair do local onde estás para não chegares atrasado.

ios9_siri05

Se estiveres no home screen e deslizares o ecrã para a esquerda, vais aceder ao Spotlight, onde para além da barra de pesquisa vais ter sugestões da Siri de contactos e apps, atalhos para encontrares restaurantes no Maps e notícias recentes.

A integração com apps que não foram desenvolvidas pela Apple é um dos grandes elementos para o possível sucesso do novo ecrã de pesquisa. Quer isto dizer que, quando fazes uma pesquisa, os resultados que te vão aparecer não são apenas baseados nos nomes dos teus contactos ou em locais do Maps, mas também em conteúdos de apps instaladas no iPhone ou iPad.

ios9_siri06

ios9_siri07

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!