Este é o iOS 9


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Ainda nem todos estávamos a par das novas funcionalidades do OS X El Capitan e Craig Federighi já tinha passado para o novo iOS. A nona versão do software móvel traz grandes melhorias ao nível da inteligência artificial, da performance e também do multitasking. Fica a conhecer todas elas.

Antes que perguntes, o iOS 9 vai chegar em Julho na forma de public beta, sendo que a versão final só chegará no Outono. O iOS 9 será compatível com todos os iPhones e iPads capazes de correr iOS 8, isto é iPhones 4S/5/5S/5C/6/6 Plus e iPad 2/3/4/Air/Air 2 e Mini 1/2/3.

Podes ler mais sobre a Siri no iOS 9 aqui.

Vais querer usar o Notes

Ignorada por muitos utilizadores, a app de notas nativa do iOS dá novas razões para ser considerada no iOS 9. Para além de uma nova interface, é agora possível criar listas “to-do”, inserir imagens, fazer desenhos e ainda criar uma nota com base num link que partilhado através do Safari, por exemplo. Estas eram funcionalidades que já existiam em outras apps, como o Evernote.

ios9_notes01

ios9_notes02

ios9_notes03

O Maps ajuda-te nos transportes públicos

Quando foi lançada, a app nativa de mapas do iOS fez correr muita tinta nos media mas nem sempre pelas melhores razões. Contudo, as recentes actualizações trazem novidades que nem sequer existiam no passado, como a integração com os transportes públicos.

Informações sobre comboios, autocarros e outros meios de transporte passam a estar disponível no Maps em cerca de 20 cidades como Berlim, Londres e São Francisco – Lisboa está fora do mapa, pelo menos por agora. Mais do que consultar as estações, é também possível ver o percurso que um determinado transporte faz até chegar ao destino, bem como todas as possibilidades de transporte de uma determinada estação.

ios9_maps01

No que toca à integração com outras aplicações, o Maps mostra informações sobre o Apple Pay e diz-te que restaurantes ou que outros locais nas redondezas têm suporte para o pagamento feito com o iPhone ou Apple Watch.

ios9_maps02

Adeus, Newsstand. Olá, News

Flipboard, Feedly ou Pulse. Quando se pensa em readers para smartphones estas são, talvez, as primeiras apps que surgem na mente de muitos utilizadores. Mas a Apple quer ter (novamente) uma palavra a dizer e deixou hoje milhares de programadores alerta com o News.

ios9_news01

A News é uma app do novo iOS 9, que substitui o antigo Newsstand e que funciona como um leitor de RSS feed, reunindo milhões de notícias de publicações como a TIME, a ESPN ou o The Guardian, que já estão a preocupar-se em desenvolver conteúdos específicos para esta nova plataforma. Qualquer media vai poder colocar o seu feed de noticias no News, bastando para isso submeter o seu link na página de registo. Ou seja, vais poder ler o Shifter no News!

A diferença passa pela forma como são dispostos elementos como imagens, vídeos ou até mesmo GIFs, apresentando uma série de efeitos de scroll e exibição de galerias que tornam a News com uma aparência que se sobrepõe a todas as outras.

ios9_news02

ios9_news03

Na pesquisa por artigos, é possível seleccionar um determinado número de publicações (digamos que apenas queremos resultados produzidos pela CNN e o BuzzFeed) e um tópico específico (por exemplo “carros”). O News vai estar disponível, numa primeira fase, nos Estados Unidos Reino Unido e Austrália.

ios9_news04

QuickType no iPad

Desenhada exclusivamente para iPad, a funcionalidade QuickType limita-se a aproveitar o espaço existente no ecrã e acrescenta outras opções como cortar, colar e copiar diretamente no teclado sem a necessidade de fazer qualquer seleção. Navegar pelo texto é agora tão fácil como colocar dois dedos por cima do teclado e andar de um lado para o outro. (Comunidade Jailbreak: onde é que nós já vimos isto?).

ios9_quicktupeipad

Finalmente um bom multitasking no iPad

O iOS 9 vai trazer uma melhor experiência de multitasking ao iPad. Em primeiro lugar, o tradicional multitask vai mostrar várias apps ao mesmo tempo com um novo aspecto:

ios9_ipadmultitasking01

Mas se estiveres a usar o iPad com um teclado externo, o multitasking vai ter um aspecto diferente, mais parecido com o OS X:

ios9_ipadmultitasking02

Mas a grande novidade do iOS 9 no que ao multitasking diz respeito só vais encontrar no iPad Air 2. Vais poder usar 2 apps lado a lado e trabalhar nas duas em simultâneo: copiar uma imagem para o Notes que tenhas visto no Twitter, por exemplo. Existe também a possibilidade de ajustar o tamanho das janelas. Esta funcionalidade, chamada SplitView, é algo que já existia no Windows e em alguns equipamentos Android; chegou agora ao iPad – depois de anos de desejos e de críticas.

Quem não tem iPad Air 2 pode ter uma versão mais “básica”, por assim dizer, do SplitView. O Slide Over vai permitir-te usar uma app sem teres de sair da app em que estavas. Com alguns gestos, podes chamar a app de mensagens ou o Twitter enquanto estás a navegar no Safari, sem teres de sair deste. Importa referir que nem todas as apps podem suportar esta funcionalidade: o Messenger, Twitter, o Safari e o Notes são algumas das que já funcionam.

ios9_ipadmultitasking03

ios9_ipadmultitasking04

Outra novidade na área de multitasking é a possibilidade de poderes ver vídeos de apps em cima de outras apps (picture-in-picture). Isto vai ser óptimo se funcionar com o YouTube, por exemplo, e vai aumentar em muito a tua produtividade (ou não).

As funções de SlideOver e picture-in-picture vão funcionar no iPad Air 1 e 2, bem como em todas as edições do iPad Mini.

ios9_ipadmultitasking05

App Passbook muda de nome para Wallet

Mais do que aprimorar aquilo que já existia no Apple Pay, a Apple expandiu também a sua utilização para o Reino Unido, ficando compatível já no próximo mês com alguns bancos, marcas e até com os transportes públicos londrinos. A apresentação ficou a cargo de Jennifer Baile, uma das primeiras mulheres a subir ao palco de uma keynote da Apple.

A app que permitia a sincronização com os cartões de crédito e que até então se chamava Passbook dá agora lugar à Wallet, sendo tudo o que é preciso para fazer compras na net – contando com a integração completa com o Pinterest – e em lojas físicas. Vais poder guardar os cartões do supermercado, bem como os cartões presente na Wallet e usá-los com o Apple Pay.

ios9_wallet01
ios9_wallet02

ios9_wallet03

Há mais para saber sobre o iOS 9. Que podes conhecer melhor aqui. Uma outra boa notícia é que para instalar a nova versão do OS da Apple deixam de ser precisos uns pesados 4.6 GB de espaço no armazenamento interno para serem precisos “apenas” 1.8 GB.

Tal como o OS X El Capitan, a versão final do iOS 9 vai estar disponível apenas em Outono, mas vai ficar disponível em public beta em Julho. Ah, e vai ser gratuito como sempre.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.