O lado minimalista do McDonald’s invadiu as ruas portuguesas


Talvez já tenhas visto, ao passar numa qualquer rua da tua cidade ou até mesmo numa das muitas faculdades, um enorme ícone sob fundo branco, a fazer lembrar um pacote de batatas fritas ou até mesmo um cheeseburguer. Pois bem, a campanha do McDonald chegou a “terras lusas” e está já em todo o lado.

A campanha publicitária da McDonald’s em Portugal, que materializa a velha máxima “menos é mais”, remonta ao ano passado, quando a gigante americana se aliou, mais uma vez, à agência publicitária TBWA Paris. Resultado? A comunicação mais minimalista que a marca já apresentou.

As características imagens que espelham o aspecto autêntico dos produtos, foram abandonadas e substituídas por ilustrações que lembram o street art style. As ilustrações são, sem dúvida, muito simples e o restante layout é mantido num registo bem clean, sendo até difícil descobrir o logótipo da marca. A ideia é precisamente reforçar o elo de ligação dos fãs à marca.

Os produtos retratados são quatro: as típicas batatas fritas McFries, o gelado Sundae, o clássico Big Mac e ainda omítico Cheeseburger.

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“Podemos estar em Portugal, ou em qualquer parte do mundo, mas sabemos sempre que podemos encontrar um Big Mac num dos restaurantes McDonald’s, sendo um dos símbolos mais icónicos da nossa marca”, refere Inês Lima, directora de marketing e comunicação da McDonald’s Portugal. “Somos uma empresa com 60 anos de história, 24 dos quais com presença em Portugal, que resultam neste reconhecimento e associação imediata dos nossos produtos à nossa marca, sem necessidade de associar o nosso logotipo.”

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De Paris para Lisboa

Aquando do lançamento da publicidade no ano passado, em Paris, os outdoors estavam em diversos pontos estratégicos. Durante o mês de Junho, também do passado ano, os ícones “invadiram” verdadeiramente a cidade francesa: mais de 2 700 imagens foram expostas ao ar livre.

A iniciativa nas ruas foi integrada com um spot na televisão francesa. O vídeo estava de acordo com o espírito da campanha e seguia o mesmo registo urbano, mas a mensagem transmitida era mais complexa e um tanto paradoxal. No vídeo vemos gangs de jovens que, clandestinamente, “marcam” toda a cidade com os ícones da marca. A ideia era simular um movimento “McUrbano”.

O resultado parece estranho, principalmente se pensarmos nos ideais que por norma movem os grupos de street art e que nada têm que ver com os de uma gigante multinacional. Ainda assim, a TBWA Paris assumiu a campanha como “moderna, criativa e universal.”

“Vines” na TV portuguesa

Ainda que este spot não tenha chegado às televisões portuguesas, a McDonald’s não deixou de marcar presença neste meio em Portugal. Em conjunto com a agência de publicidade TBWA Lisboa e com a produtora Ministério dos Filmes, a apostou no formato “vine” e lançou 6 vídeos diferentes, de 4 segundos cada, cujo elemento comum são as imagens minimalistas que já “conquistaram” as nossas ruas.

(fotos: João Porfírio / Shifter)