O MEO é agora francês


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

As negociações entre a francesa Altice e a brasileira Oi para a compra da PT Portugal, dona do MEO, estão fechadas e o valor da operação está decidido: cerca de 5,8 mil milhões de euros.

“Pela aquisição da PT Portugal, a Altice Portugal desembolsou o valor total de 5,789 mil milhões de euros, dos quais 4,920 mil milhões de euros foram recebidos, em caixa, pela Oi e 869 milhões de euros foram destinados a imediatamente quitar dívidas da PT Portugal em euros”, informou a Oi em comunicado.

A empresa brasileira esclarece que “o preço final está sujeito a eventuais ajustes pós fechamento a serem apurados nos próximos meses em função de alterações nas posições de caixa, dívida e capital de giro na data” de conclusão de negócio.

Foram dias duros os das negociações entre a Oi e a Altice. O grupo francês queria ir além das garantias inicialmente previstas, deparando-se com a oposição da brasileira, pois isso poderia significar um menor encaixe com a venda da PT Portugal, negócio com um enterprise value de 7,4 mil milhões de euros, incluindo 500 milhões de euros em pagamentos diferidos dependendo do desempenho operacional da companhia.

A Altice já tomou conta da gestão da PT Portugal. Armando Pereira, accionista português da empresa francesa, é o novo presidente do conselho de administração. O resto da equipa vai ser conhecida mais tarde. Desconhece-se também o novo presidente executivo (CEO) da PT Portugal.

A PT SGPS é agora Pharol

Vinte anos depois a chamar-se PT SGPS, a antiga proprietária da PT Portugal, passou a chamar-se Pharol. A empresa é actualmente a maior acionista da Oi, com 27% do capital e detentora de uma dívida de 897 milhões de euros da Rioforte.

Está para breve também a saída da sede da Pharol do edifício da PT Portugal, em Picoas, para instalações nas Amoreiras.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!