Moments é uma nova app do Facebook para organizares as tuas fotos com os amigos


Há o Apple Photos e o Google Photos. A Yahoo tem o Flickr e a Dropbox sugere o Carousel. Também a Microsoft tem uma proposta para armazenar, organizar e editar as tuas fotos. Agora foi a vez do Facebook apresentar a sua abordagem.

Chama-se Moments e, mais que uma plataforma para fotos, é uma solução para um problema pelo qual todos nós já passámos. Sabes as fotos que tiras com os teus amigos durante uma festa e depois tens de lhes passar? Agora há uma forma fácil de sincronizar o rolo de câmara do teu telemóvel com o dos teus amigos, de forma a que estes fiquem com as imagens em que aparecem e tu fiques com aquelas em que apareces.

Essa forma chama-se Moments e é uma app para iOS e Android. O Moments pesquisa na galeria do teu telemóvel as fotos que tiraste com amigos, através de tecnologia de reconhecimento facial; e depois agrupa-as por pessoas e também por locais. Com uma galeria assim organizada, podes facilmente partilhar um conjunto de fotos com amigos e eles contigo; dessa forma, tu e os teus amigos ficam com todas as imagens que tiraram juntos nos respectivos telemóveis. Caso os teus amigos não usem o Moments, vão receber uma notificação através do Messenger.

fbmoments_02

“Com um telemóvel nos dedos de toda a gente, os momentos das nossas vidas são captados por um novo tipo de fotógrafos: os nossos amigos”, refere o Facebook em comunicado. “É difícil obter as fotos que os teus amigos te tiraram, e todos insistem sempre em tirar aquela mesma foto de grupo com múltiplos telemóveis para garantir que todos ficam com uma cópia. Mesmo que acabes por ter acesso a algumas das fotos que os teus amigos tiraram, é difícil ter todas organizadas num único local no telemóvel.”

Feita a sincronização, o Moments cria álbuns privados de fotos contigo e com os teus amigos. Podes dar o nome que quiseres a esses álbuns e ainda fazer pesquisas dentro deles para encontrar aquelas em que tu e aquele amigo estão presentes.

O Moments é mais uma criação do grupo Facebook Creative Labs e está disponível no mercado norte-americano em iOS e Android. O Facebook promete fazer chegar a app a mais países em breve.