O que esperar do WWDC 2015?


Realizado anualmente, o WWDC é o evento da Apple para programadores. Dura uma semana, mas o primeiro dia é sempre o mais importante e mediático, dado acolher a última keynote da empresa antes do Verão.

Como habitual, o WWDC não é sobre hardware, mas, sim, sobre software. Por isso, vamos ver anunciadas as novas versões do iOS e do OS X e este ano, pela primeira vez, novidades do watchOS, o sistema operativo do Apple Watch. Vai seu também no WWDC 2015 que ficaremos a conhecer o Apple Music, a resposta de Cupertino ao Spotify.

Quanto a Apple TV, ao contrário do que antes se dizia, não vamos ter notícias dela neste WWDC. Nem nova box, nem serviço de Internet TV, nem novo software. O The New York Times avança que o novo produto atrasou e não está pronto para ser revelado já neste dia 8 de Junho.

iOS 9

Ao que tudo indica, a nova versão do iOS não vai trazer muitas novas funcionalidades, uma vez que a Apple terá concentrado-se em em resolver bugs, garantir estabilidade e aumentar a perfomance do novo sistema operativo. Quer isso dizer que o iOS 9 pode ser uma boa notícia para quem tem iPhones e iPads mais antigos.

Todavia, existirão novas funcionalidades no iOS 9, nomeadamente navegação com transportes públicos (autocarros, comboios…), divisão do ecrã do iPad ao meio para ter duas apps lado a lado e uma nova tipografia, chamada “San Francisco”.

wwdc15_ios9

Mas a principal novidade pode ser – diz o 9to5Mac – um serviço chamado Proactive, uma reposta da Apple ao Google Now. A funcionalidade deverá viver no lado esquerdo do home screen e mostrar informação relevante com base no calendário, na localização e na actividade do utilizador no telemóvel/tablet. O 9to5Mac avisa, no entanto, que o Proactive pode não estar pronto para ser lançado no iOS 9.

wwdc15_homekit

Por outro lado, o HomeKit – a iniciativa da Apple para tornar a tua casa inteligente – deverá ser muito falado neste WWDC. Pode haver um anúncio ao nível do reforço de parcerias, de marcas que se vão juntar ao ecossistema e como é que o novo iOS deverá potenciar ainda mais este mercado. O 9to5Mac diz que a Apple pode introduzir uma nova app chamada “Home” no iOS.

OS X

Apesar de o último OS X ser a versão 10.10, diz-se que a Apple vai continuar a apelidar o sistema operativo para Macs de OS X. Mas qual vai ser o número da versão? 11… ou 10.11? E qual o nome? A Apple tem vários nomes registados como marca, como Mojave, Sequoia, Sonoma e Ventura.

Bem, pormenores à parte, o novo OS X vai trazer melhorias, mas pouco se sabe no quê. Espera-se a introdução do Control Center no OS X, uma interface que apareceu no iOS 7, e da nova tipografia “San Francisco”. Por outro lado, gostávamos de ver a Siri chegar finalmente ao Mac.

watchOS

Vai o Apple Watch ganhar a primeira actualização ao seu sistema operativo? Neste WWDC poder ser apresentado o “watch OS 2” ou, pelo menos, novidades para a actual versão. É expectável que a Apple apresente alguns números relativamente às vendas do relógio, bem como que lance o aguardado SDK para programadores, permitindo o desenvolvimento de apps nativas para o Watch (isto é, apps que corram mesmo no relógio e que façam uso de mais partes do hardware do mesmo).

wwdc15_watchos

Apple Music

Neste WWDC, a Apple deverá revelar o seu serviço de streaming de música, a sua resposta ao Spotify. Sabe mais sobre este “Apple Music” aqui.

A partir das 18, acompanha o WWDC 2015 em directo aqui. Vamos estar a comentar no Twitter.