O que há de novo na Xbox One?


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Para além de deter um dos sistemas operativos no mundo dos computadores e dos smartphones (a níveis diferentes…), a Microsoft é também uma das gigantes no que toca a consolas de jogos com a Xbox. A tecnológica marcou presença na E3 e anunciou novidades muito bem-vindas por parte dos gamers, desde um novo comando até uma nova forma de interagir com os utilizadores.

Tanto a PS4 como a Xbox One são neste momento as duas grandes consolas do mercado. Enquanto uns são mais adeptos do produto da Sony, já outros não abrem mão da consola da Microsoft, que te deu nesta E3 razões que podem pesar se estás ainda indeciso sobre qual delas adquirir ou até mesmo se estava a pensar em largar a tua Xbox One para te juntares ao outro lado do mundo gaming.

Jogos da Xbox 360 compatíveis

Se passaste de uma Xbox 360 para uma Xbox One e tens os jogos da antiga consola a ganhar pó, a Microsoft decidiu reanimar esses mesmos títulos.

Ainda este ano – sem data ainda anunciada –, cerca de 100 jogos da Xbox 360 serão compatíveis com a Xbox One sem grandes complicações. Se compraste, digitalmente, um jogo que está na lista de títulos compatíveis, esse mesmo jogo vai aparecer no painel de controlo da tua Xbox One para que possas jogar à vontade e aproveitar ainda certos recursos, como a possibilidade de gravar gameplays, screenshots, entre outros.

Mas este suporte não é apenas digital, vai ser também físico, querendo isto dizer que os utilizadores poderão introduzir discos da Xbox 360 na mais recente Xbox One. No futuro, o número de títulos compatíveis deverá aumentar.

O multiplayer em jogos da Xbox 360 fica também disponível na Xbox One, mesmo que seja com jogadores que tenham a consola antiga. Banjo-Kazooie, Mass Effect e Perfect Dark são alguns dos mais de 15 títulos disponíveis, para já, com esta função.

Um bonito novo comando

O Xbox One Elite Wireless Controller é um comando que talvez não seja para ti. Tudo começa com o preço: aquando da sua chega às lojas, agendado para acontecer em Outubro, este comando vai custar qualquer coisa como 149 dólares. Mas o que tem de tão especial?

O termo “wireless” não serve apenas para o facto de este não precisar de quaisquer fios, mas refere também que o próprio comando se pode ligar à internet para que o utilizador possa ajustar, escolher e até mesmo gravar na cloud certos modos de jogo, dependendo das suas preferências.

O O Xbox One Elite Wireless Controller tem quatro patilhas na parte de baixo do mesmo, que podem ser removidas e substituídas. Aliás, os joysticks que existem no comando têm ímanes magnéticos para que possam ser retirados e trocados para corresponder da melhor maneira às preferências dos jogador. Existem várias opções de botões dentro da caixa.

xboxe3_elite01

xboxe3_elite02

Uma nova interface

O painel de controlo da tua Xbox vai ganhar um nova cara. A nova interface tem data de chegada para este Outono e está redesenhada para facilitar o acesso aos jogos e às tuas conquistas, trazendo ainda uma nova amiga para a festa. Diz olá à Cortana.

A assistente pessoal disponível em PCs, tablets e smartphones com Microsoft vai estar disponível também na Xbox com o mesmo objetivo: fazer coisas por ti. Para além de te ajudar títulos que pretendas jogar ou outro tipo de informações, pode também dar-te alertas de um tarefas inicialmente “ditas” ao smartphone. “Lembra-me de ligar ao Ricardo quando fizer login na Xbox” é um dos exemplos.

A Microsoft diz que este é o maior dos 130 updates lançados para a Xbox One. O ecrã inicial está mais inteligente e tem agora uma nova seção que mostra os conteúdos que escolhes com mais frequência, para facilitar o acesso, novos guias e ainda o regresso dos tão aclamados Xbox Avatars.

Com esta actualização, a Xbox pretende unificar um pouco mais os seus sistemas operativos e levar partes úteis do Windows 10 para a Xbox One. O Reino Unido e os EUA vão ser os primeiros a receber estas modificações.

xboxe3_interface01

xboxe3_interface02

xboxe3_interface03

xboxe3_interface04

xboxe3_interface05

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!