Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
A famosa feira dedicada aos jogos, a E3, arranca esta semana em São Francisco, mas sexta-feira já houve uma grande novidade para os fãs da realidade virtual. A Oculus confirmou uma parceira com a Microsoft e anunciou que os modelos dos Rift vendidos ao consumidor final virão com um comando da Xbox One, já que os jogos desta passam a ser compatíveis com o novo headset.
Enquanto esperamos que surja a primeira geração de títulos com realidade virtual, ficamos já a saber que vai ser possível fazer stream de jogos de uma Xbox One (ou de um PC) para um Oculus Rift, dado que o equipamento suportará Windows 10. “Acreditamos ser capazes de criar um novo estado da experiência da realidade virtual com o Oculus Rift no topo do Windows”, disse Phil Spencer, diretor da Xbox, durante a conferência à margem da E3.
O Oculus Rift será colocado no mercado comercial no início do próximo ano com um preço estimado a rondar os 1 500 dólares. Para além dos óculos, que simulam a realidade virtual, e ainda um comando da Xbox One, vem também um pequeno detector de movimentos, ao estilo do Kinect, para melhorar a jogabilidade.
O Oculus Rift tem dois ecrãs AMOLED, especificamente concebidos para experiências de realidade virtual, e usam a tecnologia IR LED, com baixa latência, para controlar a orientação e a posição em 360º. Um sistema de audio está integrado no equipamento, que vem também com um microfone.
Porque jogar com um simples comando de Xbox pode tirar um pouco da experiência da realidade virtual, a Microsoft desenvolveu um outro tipo de comando chamado Oculus Touch, que não são um mas sim dois dispositivos. Cada um desses dispositivos tem um joystick e teclas para levar a cabo certos gestos, mas a movimentação dentro do jogo fica totalmente a cargo do movimento do teu corpo.
Por exemplo, podes utilizar o joystick para que o jogo saiba que tipo de soco pretendes dar num jogo de luta livre, mas a velocidade e o momento em que dás esse soco dependerá da forma como te mexes.
A pré-venda do Oculus Rift começa já no final deste ano e a sua chegada ao mercado era já muito aguardada, depois de se ter dado a conhecer há três anos no Kickstarter. Desde então que a empresa trabalhou com gigantes como a Samsung, para criar o Gear VR, tendo sido comprada pelo Facebook em Março de 2014.
Mal podemos esperar por experimentar o Oculus Rift.