O Oculus Rift quer ser o novo amigo da tua Xbox One


A famosa feira dedicada aos jogos, a E3, arranca esta semana em São Francisco, mas sexta-feira já houve uma grande novidade para os fãs da realidade virtual. A Oculus confirmou uma parceira com a Microsoft e anunciou que os modelos dos Rift vendidos ao consumidor final virão com um comando da Xbox One, já que os jogos desta passam a ser compatíveis com o novo headset.

Enquanto esperamos que surja a primeira geração de títulos com realidade virtual, ficamos já a saber que vai ser possível fazer stream de jogos de uma Xbox One (ou de um PC) para um Oculus Rift, dado que o equipamento suportará Windows 10. “Acreditamos ser capazes de criar um novo estado da experiência da realidade virtual com o Oculus Rift no topo do Windows”, disse Phil Spencer, diretor da Xbox, durante a conferência à margem da E3.

O Oculus Rift será colocado no mercado comercial no início do próximo ano com um preço estimado a rondar os 1 500 dólares. Para além dos óculos, que simulam a realidade virtual, e ainda um comando da Xbox One, vem também um pequeno detector de movimentos, ao estilo do Kinect, para melhorar a jogabilidade.

oculusrifte3_02

O Oculus Rift tem dois ecrãs AMOLED, especificamente concebidos para experiências de realidade virtual, e usam a tecnologia IR LED, com baixa latência, para controlar a orientação e a posição em 360º. Um sistema de audio está integrado no equipamento, que vem também com um microfone.

oculusrifte3_03

Porque jogar com um simples comando de Xbox pode tirar um pouco da experiência da realidade virtual, a Microsoft desenvolveu um outro tipo de comando chamado Oculus Touch, que não são um mas sim dois dispositivos. Cada um desses dispositivos tem um joystick e teclas para levar a cabo certos gestos, mas a movimentação dentro do jogo fica totalmente a cargo do movimento do teu corpo.

Por exemplo, podes utilizar o joystick para que o jogo saiba que tipo de soco pretendes dar num jogo de luta livre, mas a velocidade e o momento em que dás esse soco dependerá da forma como te mexes.

oculusrifte3_04

oculusrifte3_05

A pré-venda do Oculus Rift começa já no final deste ano e a sua chegada ao mercado era já muito aguardada, depois de se ter dado a conhecer há três anos no Kickstarter. Desde então que a empresa trabalhou com gigantes como a Samsung, para criar o Gear VR, tendo sido comprada pelo Facebook em Março de 2014.

Mal podemos esperar por experimentar o Oculus Rift.