Os anti-logos do Mundial de 2022


Numa semana marcada por muita crítica, a FIFA continua a ter várias botas por descalçar. Depois de, esta semana, terem sido presos alguns intervenientes da FIFA por actos como corrupção ou lavagem de dinheiro houve um ataque lançado aos patrocinadores por activistas.

Este ataque foi levado em forma de criatividade, com excelentes criações para lançar o debate sobre a violação dos direitos humanos levadas a cabo no Qatar, na construção das infra-estruturas do Mundial de Futebol de 2022.

Num claro ataque aos Sponsors do Mundial foram criados “anti-logos” dos “orgulhosos patrocinadores dos abusos dos direitos humanos do FIFA World Cup 2022”, que podemos ver coleccionados no Bored Panda. Empresas como a McDonald’s, Coca-Cola ou Adidas vêem-se assim envolvidas nos escândalos associados à FIFA, e devem ter, no mínimo, repensado o seu patrocínio à competição.

Para a construção dos novos hotéis e estádios, tem morrido cerca de 1 nepalês, de dois em dois dias. Isto, quando 20% dos trabalhadores são desta nacionalidade, o que leva várias instituições a considerarem uma forma de escravatura moderna. Tudo isto se torna pior num país em que é autorizado o kafala, que permite aos patrões confiscar passaportes e salários a seu belo prazer.

A Coca-Cola, o McDonalds, a Adidas, a Hyundai, a Sony e a KIA não podem, certamente, aprovar este tipo de gestão. A Coca-Cola, a Visa e a Adidas já informaram mesmo que querem ver reformas nas condições de trabalho, contudo os activistas não vêm mais do que meras palavras nestes comunicados.

Segundo a Amnistia Internacional, o Qatar promete pouco e consegue ainda oferecer menos, o que dá que pensar quanto às escolhas dos anfitriões. Resta-nos esta forma criativa de protesto e uma produção à altura da causa.

antilogosmundialqatar_02

antilogosmundialqatar_03

antilogosmundialqatar_04

antilogosmundialqatar_05

antilogosmundialqatar_06

antilogosmundialqatar_07

antilogosmundialqatar_08

antilogosmundialqatar_09

antilogosmundialqatar_10

antilogosmundialqatar_11

antilogosmundialqatar_12