A Samsung criou um camião “transparente” para uma estrada mais segura


Os camiões são enormes obstáculos visuais nas estradas, não deixando aos condutores atrás deles ver convenientemente a estrada. Dessa forma, uma ultrapassagem torna-se difícil e, por vezes, perigosa (o comprimento do camião também não ajuda).

Na Argentina, com a ajuda da agência de publicidade Leo Burnett Buenos Aires, a Samsung desenvolveu uma solução para este problema. É, na verdade, muito simples: um camião tem uma câmara na sua frente a filmar a estrada e na sua traseira há um monitor que transmite o vídeo, em tempo real. Assim, quem segue atrás do camião consegue ver o que se passa à frente dele, gerindo a manobra de ultrapassagem em segurança.

De acordo com a marca, as estatísticas de acidentes com carros na Argentina são das mais elevadas no mundo, sendo que a maioria dos mesmos acontece em estradas com apenas uma faixa de rodagem e em situações de ultrapassagem.

A Samsung refere ainda que o camião “transparente” – que baptizou de Safety Truck – pode reduzir também o risco de acidentes provocados por travagens bruscas e por animais que subitamente atravessem a estrada.

O Safety Truck não passa de um protótipo desenvolvido pela Samsung em conjunto com parceiros locais, que já não está operacional, mas que serviu para a empresa confirmar que a tecnologia funciona e que a ideia pode mesmo ajudar a salvar vidas. Os próximos passos passam por resolver uma série de burocracias legais e técnicas.