Um serviço de TV em que só pagas os canais que vês? Chega em Julho aos EUA


Infelizmente, este sonho só vai chegar aos Estados Unidos. O PlayStation Vue não deve ser um nome estranho aos ouvidos dos nossos leitores. Trata-se do serviço de televisão que a Sony lançou em Nova Iorque no final do ano passado.

Agora o PlayStation Vue vai chegar a duas novas cidades, como San Francisco e Los Angeles, e a partir de Julho deste ano vai oferecer o sonho de canais avulso, sem pacotes. Isto é, vais poder subscrever os canais que queres ver em vez de subscrever um pacote de canais – mas, claro, só se viveres numa destas três cidades.

“Vamos começar a oferecer canais a la carte a nível nacional, e vai ser o primeiro serviço de TV pago a permitir aos espectadores subscrever canais individualmente sem a subscrição de um pacote de canais”, disse o Andrew House, presidente da PlayStation, no E3, conferência para aficionados de videojogos que está a decorrer em São Francisco.

Actualmente, o PlayStation Vue obriga-te a pagar pelo menos 50 dólares por mês para ter acesso a um pacote fixo, mas variado, de canais. Em Julho, serão disponibilizados três canais avulso: Showtime por 11 dólares, Fox Soccer Plus por 15 dólares e Machinima por 4 dólares.

Ok, os preços são altos e a oferta é pequena, mas é um sinal de que algo está a mudar. Estamos ainda numa fase muito embrionária. A Sony vai ser a primeira empresa do mundo a comercializar um serviço de TV paga com canais avulso.

Recorde-se que a Apple está a preparar um serviço de TV com 25 canais, para disponibilizar através da sua Apple TV. O PlayStation Vue, por seu lado, funciona nas duas mais recentes consolas da Sony: a PS3 e a PS4.