O Airbnb espera ser a agência de viagens da tua empresa


Se geres uma empresa, sabes bem que de vez em quando tu ou os teus funcionários precisam de viajar. Ora é neste campo que o Airbnb pode ser-se útil. Com mais de 1,5 milhões de casas na sua plataforma, o Airbnb é capaz de oferecer alojamento praticamente em qualquer lado, a preços que variam consoante a disponibilidade financeira do hóspede.

As casas agregadas à plataforma Airbnb são geralmente disponibilizadas por particulares que, viram no arrendamento, uma forma de rentabilizar as suas propriedades. Por exemplo, há quem coloque no Airbnb quartos que estão geralmente desocupados, mas que podem ser uma fonte de receita extra ao final do mês se forem alugados.

O Airbnb é principalmente vocacionado para viagens particulares, mas agora a empresa está a apostar também no mercado empresarial. Em Julho de 2014, lançou o programa Business Travel, que ao longo do último ano foi adoptado por mais de 250 empresas, entre elas a Google, o SoundCloud ou a agência de publicidade TBWA. Agora, o Airbnb está a extender o programa globalmente a todas as empresas.

airbnbbusiness_02

Para a tua empresa fazer parte do Airbnb Business, tens de inseri-la em airbnb.com/business, adicionando um cartão de crédito e inscrevendo os teus funcionários. Dessa forma, sempre que tu ou alguém da tua firma precisar de viajar, pode fazer a reserva no Airbnb através das suas contas pessoas e remeter os custos para a empresa.

O Airbnb Business oferece um dashboard online para monitorizares a actividade da tua empresa na plataforma. No separador Activity, tens uma lista das viagens actuais e das já realizadas pelos teus funcionários, incluindo datas de reserva, datas de viagem, locais e número de hóspedes. No Reporting, podes controlar as despesas e ter um histórico de todas as reservas efectuadas. Em Employees, consegues saber todos os funcionários que podem usar o Airbnb através da tua empresa.

airbnbbusiness_03

Quanto a este último ponto, podes permitir que todos os funcionários com um endereço de e-mail da tua empresa possam usar o Airbnb Business ou restringir a plataforma a pessoas que queiras especificamente convidar.

As empresas que se inscreverem no Airbnb Business até 1 de Setembro deste ano vão poder beneficiar de uma oferta especial: 50 dólares de desconto por cada funcionário inscrito, nas suas primeiras viagens.