Alemanha ou Alemoney?


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

O pavilhão da Alemanha no 58º Bienal de Veneza acordou com uma surpresa política. Depois das complicadas negociações entre Europa (liderada por uma figura alemã) e a Grécia, foi a vez dos artistas alemães expressarem o seu ponto de vista acerca do duradouro impasse económico.

Para isso, cobriram a inscrição “Germania” na fachada do pavilhão por uma bandeira da Grécia onde se lê “Germoney”. A peça foi assinada por um grupo de artistas como Julia Akimova, Matteo Binci, Anna Böckers e claro, Hito Steyerl, a realizadora que partilhou a imagem na sua página de Facebook.

“Estamos solidários com o povo da Grécia e de todos os lugares que sofrem com a austeridade. Enquanto trabalhadores da cultura e artistas, exigimos o fim da austeridade para a saúde, cultura e educação, numa altura em que o financiamento público para os bancos e oligarcas parece não ter limite” – foi esta a legenda que acompanhou a fotografia.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!