O que acontece quando a Apple dá nomes de parques naturais a sistemas operativos


Após a Apple ter nomeado o seu mais recente sistema operativo de OS X Yosemite, o parque natural homónimo – Yosemite National Park –, situado na Califórnia, viu crescer a sua popularidade na internet e fora dela. Afinal publicidade vinda da gigante tecnológica é sempre bem-vinda. Os dados que te apresentamos neste artigo foram compilados pelo blogue The Ferenstein Wire.

A verdade é que o tráfego de pesquisa do Google nem sempre é fidedigno e pode, inclusive, remeter-nos ao erro. Ainda assim, olhando para Junho de 2014, após o anúncio do novo sistema operativo, e posteriormente para Outubro, aquando do lançamento do mesmo, notamos que as pesquisas referentes ao nome “Yosemite” dispararam. Mas, o aumentou dos números pode ter tipo causado apenas pela procura do novo software e não do próprio parque californiano, tal como nota o The Ferenstein Wire.

osxyosemiteturismo_02

Para se perceber se o OS X Yosemite teve, de facto, alguma implicação prática na publicitação ao parque natural, o Greg Ferenstein, autor do The Ferenstein Wire, pediu à plataforma de reservas Hotels.com que averiguasse se existiu algum aumento nas pesquisas e agendamentos de hotéis em redor do Yosemite National Park aquando do anúncio do OS X Yosemite. Houve, de facto. Comparando a semana anterior ao anúncio do sistema com a semana imediatamente posterior, o Hotels.com notou um aumento de 21% em pesquisas. A plataforma não revelou, todavia, números de reservas.

O interesse pelo Yosemite National Park fez-se sentir a outros níveis. Na Wikipédia, o tráfego referente ao parque californiano teve um pico acentuado logo nas horas a seguir ao anúncio, que aconteceu a 2 de Junho de 2014. Os dados são da própria enciclopédia.

osxyosemiteturismo_03

A questão é perceber se a afluência online ao Yosemite National Park se traduziu em visitas físicas ao parque, facto esse que, diz o The Ferenstein Wire, é difícil de decifrar. De acordo com estatísticas oficiais, o número de visitantes ao monumento natural estava em declínio desde 2011 e só em 2014 teve uma reviravolta. Terá sido culpa da Apple?

osxyosemiteturismo_04

Bem, certo é que o Yosemite National Park pode agradecer novamente à Apple. O sistema operativo lançado este ano tem um nome de uma das suas montanhas, o El Capitan. Vamos ter uma nova análise doThe Ferenstein Wire  dentro de meses, dessa vez analisando o número de pessoas que escalou a formação rochosa? Quem sabe, quem sabe…