Vamos todos experimentar o novo Bing Maps


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A Microsoft pode ter vendido, recentemente, parte da sua tecnologia de mapas à Uber, mas isso não a impede de continuar a apostar no Bing Maps. A empresa lançou, em versão preview, uma nova versão do seu serviço de mapas que merece ser experimentado.

O Bing Maps é feito pela Microsoft, mas isso não é mau. A Microsoft tem outros bons produtos, como o Skype, o Office, a Xbox, o OneDrive ou até mesmo o Windows 10.

O redesenhado Bing Maps é esteticamente parecido com o actual Google Maps: um mapa que ocupa praticamente toda a página, uma caixa de pesquisa proeminente e um botão para obter direcções de carro, de transportes públicos ou a pé.

Mas há algo que rapidamente nos salta à vista, principalmente se somos utilizadores assíduos do Google Maps: a opção Traffic no topo da interface. Activada, permite-nos saber como está o trânsito na estrada através de um código básico de cores (verde, amarelo e vermelho). A opção de Traffic está disponível em Portugal e funciona em tempo real.

bingmapspreview_02

Tal como o Google Maps, o novo Bing Maps está centrado no planeamento de viagens, pois seguir direcções é algo que a maioria das pessoas faz no telemóvel. Todavia, enquanto que o serviço de mapas da Google tem apps para iOS e Android, o Bing Maps só tem app para Windows Mobile, sendo que nos outros sistemas operativos pode ser utilizada a limitada versão web.

Cada pesquisa que fazes no Bing Maps é um cartão que fica guardado no lado esquerdo da interface. Assim, consegues rapidamente aceder a pesquisas passadas, o que te pode ajudar a organizar os teus trajectos. Podes obter direcções para carro, para transportes públicos (só Lisboa; no Porto não estão disponíveis) e para caminhos a pé, sendo que podes definir os percursos para passarem em restaurantes, hotéis ou estações de serviço, por exemplo.

bingmapspreview_03

De resto, o Bing Maps permite-te pesquisar pontos de interesse ou ler reviews do TripAdvisor, bem como usar o Streetside (é basicamente o Google Street View). A base de dados do sistema da Microsoft não parece ser tão completa/rica quanto a da Google, pelo menos em regiões fora dos Estados Unidos. Ainda assim, o Bing Maps não te vai desiludir.

bingmapspreview_04

bingmapspreview_05

O novo Bing Maps está, para já, em fase preview. Para activá-lo, tens de seguir os seguintes passos:

  1. fazer login no Bing com a tua contra Microsoft (sim, se fores old school, é com aquele velhinho endereço @hotmail.com);
  2. feito o login, ir às definições do Bing e mudar tudo o que conseguires para inglês ou Estados Unidos;
  3. finalmente, entrar em bing.com/mapspreview.

No vídeo em baixo, podes saber mais sobre o novo Bing Maps:

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!