Não é mentira: o Facebook deixa-te escolher o que ver primeiro no News Feed


O News Feed usa complexos algoritmos para tentar mostrar-te os posts que te são mais interessantes, ordenados numa escala descendente de interesse. Mas porque as máquinas não são perfeitas, o Facebook está finalmente a dar-te algum controlo sobre o que vês no teu News Feed. Agora podes escolher os amigos e as páginas que queres que apareçam primeiro, e também facilmente fazer unfollow a amigos e páginas que não te interessam.

“Estamos continuamente a melhorar e a personalizar a tua experiência no News Feed. Sabemos que, em último caso, és a única pessoas que sabe o que te é mais interessante e é por isso que queremos dar-te mais controlo sobre o que vês”, diz o Facebook em comunicado.

Encontras as preferências do News Feed junto às definições da tua conta, quer nas apps para telemóvel, quer na versão da rede social para computador.

Podes escolher os amigos e páginas que queres ver primeiro no News Feed, escolhendo-os de uma lista que o Facebook te dá. Cada vez que regressas à rede social, em primeiro lugar são-te mostrados os posts publicados por esses amigos e páginas prioritários durante a tua ausência. Esses posts estão assinalados com uma estrela azul.

Podes também definir o que queres ver primeiro directamente nos perfis dos amigos e nas próprias páginas. Só precisas de clicar no botão “following” e depois de escolher a opção que te parece mais adequada.

fbnewsfeedseefirst_02

E se há aqueles amigos cujos posts gostas de seguir, também há aqueles que simplesmente não aguentas – quer porque só publicam coisas que não te interessam, quer porque te chateaste com eles, quer por te “fartaste” deles e precisas de uma “pausa”.

O Facebook deixa-te agora facilmente fazer unfollow a amigos e também a páginas que viste recentemente no News Feed. Também te deixa fazer follow de novo a quem fizeste unfollow no passado. Dessa forma, consegues ter um News Feed mais ao teu gosto.

fbnewsfeedseefirst_03

As preferências do News Feed permitem-te também descobrir novas páginas de publicações, artistas e marcas que te podem interessar. O Facebook dá-te uma lista de sugestões com base na tua actividade passada na rede social.

fbnewsfeedseefirst_04

As novas preferências do News Feed já estão disponíveis na app do Facebook para iOS e em breve chegarão também ao Android e à versão web da rede social.