Este jogo para computador torna-te um lobby boy do Grand Budapeste Hotel



 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Um ano depois de Grand Budapeste Hotel ter estreado nos cinemas e conquistado críticos e público por igual, o mundo colorido e pitoresco criado por Wes Anderson continua bem presente no imaginário de muitos. Recordando as palavras de Zero Moustafa: “quem não gostaria de ser um lobby boy no Grand Budapest Hotel?”.

Bom, graças a uma equipa de programadores do Game Center da Universidade de Nova Iorque, a experiência está agora à distância de um clique.

Maquisard é um jogo em 2-D que transporta o jogador para um universo inspirado completamente no Grand Budapest Hotel, ainda que não seja oficialmente ligado ao franchise de Wes Anderson.

O objectivo do jogo é bastante simples: temos três “dias” de jogo para, na pele de um lobby boy, descobrir a identidade de um agente secreto que está hospedado no hotel no qual trabalhamos. E sim, a única forma de o fazer é mesmo andar a bisbilhotar por todos os cantos da casa, seja a ouvir conversas por detrás de portas ou a usar vasos de flores como subtis (?) esconderijos.

maquisard_02

Todo o jogo passa-se nos confins do hotel, podendo o jogador focar a sua atenção numa só divisão ou assistir à vida no hotel como que se de uma grande casa de bonecas se tratasse.

No que diz respeito à mecânica do jogo, Maquisard assemelha-se incrivelmente ao jogo de tabuleiro Cluedo – temos apenas acesso a 5 pistas iniciais sobre o agente secreto, recorrendo apenas e somente a uma espécie de diário pessoal em que podemos ir registando todas as nossas descobertas ao longo da nossa demanda.

maquisard_03

Com cerca de 30 minutos de tempo jogável, Maquisard proporciona uma agradável experiência para quem se revê no género de retro-detective gaming, mas será particularmente apelativo aos entusiastas de Grand Budapeste Hotel, quer pelo visual do jogo quer pelas semelhanças com a própria estória retratada no grande ecrã por Wes Anderson.

O jogo está disponível gratuitamente para Windows e OS X nesta página.

 

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!