O lançamento do OnePlus 2 em realidade virtual foi incrível


O anúncio do OnePlus 2 não seguiu o modelo tradicional. Não houve uma conferência de imprensa num qualquer auditório para uma frenética audiência. Em vez disso, existiu uma campanha de marketing gigantesca como nunca antes tinha sido feita para um lançamento de um telemóvel. Todos ficaram a desejar o OnePlus 2 e a falar dele.

Durante as últimas semanas, a OnePlus, fabricante chinesa que ficou mundialmente conhecida depois do seu fabuloso OnePlus One, foi revelando alguns detalhes do novo equipamento. A empresa rejeitou os vídeos bonitinhos a mostrar – com jogos de luzes existantes e músicas entusiasmantes – detalhes intrigantes do telemóvel. Optou, em vez disso, por lançar algumas especificações, como o processador Snapdragon 810 ou a RAM de 4 GB. Ao mesmo tempo, colocou o popular youtuber MKBHD a fazer a review da câmara do equipamento, sem o mesmo ter sido sequer revelado ao público.

Mas o mais incrível foi o próprio anúncio do telemóvel. Aconteceu às 3 da manhã desta terça-feira, hora de Lisboa, em realidade virtual. Entusiasmada com o potencial desta tecnologia, a empresa chinesa disponibilizou online, para encomenda gratuita, um número limitado de óculos de realidade virtual em cartão – os chamados cardboards. Quem, tal como nós, conseguiu o seu OnePlus Cardboard, pôde fazer uma visita guiada pelos escritórios da tecnológica chinesa, com o CEO Pete Lau, para conhecer o novo OnePlus 2.

oneplus2vr_02

Soubemos, em primeira mão, todas as características do novo equipamento, tivemos contacto com a equipa da OnePlus, ouvimos o feedback de algumas pessoas comuns que tiveram a oportunidade de ver o novo telemóvel primeiro que todos, participámos numa conference call com o responsável da Qualcomm, vimos vídeos promocionais…

Como criar uma experiência de realidade virtual não é um processo simples, o anúncio foi editado previamente e transmitido pela primeira vez na madrugada de terça-feira, através de uma app que a OnePlus desenvolveu para o efeito. Esse mesmo lançamento pode agora ser revisto através dessa app ou do YouTube – foi o que fizemos esta manhã.

oneplus2vr_03

Se tiveres um cardboard, estás cheio de sorte (podes criar um tu mesmo aqui ou comprar um já feito aqui): só precisas de abrir a app da OnePlus no teu telemóvel Android e desfrutar da imersiva aos escritórios da OnePlus. Caso contrário, podes aceder ao vídeo alojado no YouTube no teu telemóvel (iOS incluído) e mexer o aparelho de um lado para o outro.

oneplus2vr_04

O anúncio do OnePlus 2 foi um momento excepcionalmente emotivo como são as icónicas keynotes da Apple, mas a OnePlus está de parabéns por ter criado algo incrivelmente diferente. Foi, acima de tudo, um bom teste e uma boa jogada de marketing.

A OnePlus alimentou o buzz em torno do OnePlus 2 com um conjunto de tweets e posts, colocando praticamente todo o mundo de tecnologia a falar do produto antes do seu lançamento. Sem dúvida que o lançamento do Galaxy S6 no início deste ano teve muito mais mediatismo, por beneficiar do destaque que a imprensa não-especializada dá à Samsung (muito por força das agências de PR, é certo), mas arriscamos a dizer que o anúncio do OnePlus 2 esta segunda/terça-feira não ficou muito atrás.

(fotos: João Porfírio / Shifter)