Ele criou o maior GIF do mundo. E agora vai transformar Abrantes num GIF


Provavelmente nunca ouviste o nome INSA na vida, mas ele vai estar em Abrantes no 180 Creative Camp a fazer aquilo que sabe melhor: GIFs. INSA, artista londrino, pintou no final do ano passado o maior GIF do mundo no Rio de Janeiro, numa arte conhecida por graffiti stop motion ou gif-itti.

O GIF foi criado no âmbito de uma campanha da marca escocesa de whisky Ballantine, intitulada Stay True Story, que procurou mostrar a paixão e talento de um conjunto de artistas. A Ballantine viajou do Reino Unido para o Brasil, onde INSA e uma equipa de duas dezenas de pessoas criaram 4 pinturas no chão, durante 4 dias.

maiorgifmundo_02

Cada pintura foi fotografada via satélite para ser compilada num GIF de um segundo. Dia após dia, a INSA e a sua equipa pintaram por cima da pintura anterior, alterando-a ligeiramente para dar a ilusão de movimento. O GIF ocupou uma área de quase 60 mil metros quadrados.

Podes conhecer melhor o maior GIF do mundo neste vídeo:

Agora, INSA vai criar um novo GIF, desta vez em Abrantes, no 180 Creative Camp, que arranca já dia 4 de Julho. Para este projeto, o artista britânico unirá a imagem feita à mão e os media digitais, explorando novos tipos de letra, justapostos com o pulsar electrónico. Expondo a fragilidade da vida e da existência, o artista questionará a efemeridade da economia e da própria arte.

Ao pintar sobre as imagens uma e outra vez, INSA desenvolverá a ideia de que o para sempre não existe, preservando e capturando ao mesmo tempo as imagens momentâneas para gerações apreciarem e espalharem a mensagem pelo mundo através da internet e redes sociais.

A natureza repetitiva deste trabalho incorporará também as falhas e imperfeições da captura digital, e a noção de fantasmas na máquina.

Ao trabalhar ao longo de cinco dias – de 6 a 10 de julho – para criar um GIF de 6 frames a partir de uma parede, INSA experienciará a inevitabilidade de que “nada dura para sempre” (“nothing lasts forever”).