‘Montanha’, de João Salaviza, na Semana da Crítica de Veneza


A aguardada longa-metragem do cineasta português João Salaviza, Montanha, vai ser exibida no próximo Festival Internacional de Cinema de Veneza (de 2 a 12 de Setembro), na secção Semana da Crítica.

Montanha é o primeiro filme de João Salaviza, depois de um percurso deslumbrante pelas curtas, já que venceu uma Palma de Ouro em Cannes (com Arena, em 2009) e um Urso de Ouro em Berlim (com Rafa, em 2012). Com David Mourato, Rodrigo Perdigão, Cheyenne Domingues e Maria João Pinho no elenco, a longa-metragem conta a história de David, um jovem de 14 anos que espera a morte iminente do seu avô, mas recusa-se a visitá-lo, temendo essa perda terrível.

A sua mãe, Mónica, passa as noites no hospital. O vazio deixado pelo avô obriga David a tornar-se o homem da casa Sente que não está pronto para assumir esse papel, mas, sem se dar conta, quanto mais tenta evitar a idade adulta, mais próximo dela fica.

montanhasalavizaveneza_02

Montanha foi rodada em Lisboa entre Julho e Setembro de 2013, com um orçamento de cerca de 1,3 milhões de euros. O filme, uma co-produção com França, contou com apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual e da RTP.

Antes de chegar aos cinema nacionais em Outubro ou Novembro deste ano, o filme vai ser exibido em Veneza. A Semana da Crítica é uma secção independente do Festival Internacional de Cinema daquela cidade italiana, exclusivamente dedicada a revelar primeiras longas-metragens de realizadores de todo o mundo. Salaviza estará ao lado de realizadores como Senem Tuzen (Turquia), Adriano Valerio (Itália) ou Esther May Campbell (Reino Unido). Fica coma lista completa de filmes que estarão em competição nesta Semana da Crítica:

  • Ana Yurdu, de Senem Tuzen (Turquia e Grécia)
  • Banat, de Adriano Valerio  (Itália, Roménia, Bulgária e Macedónia)
  • Kalo Pothi, de Min Bahadur Bham (Nepal, França e Alemanha)
  • Light Years, de Esther May Campbell (Reino Unido)
  • Montanha, de João Salaviza (Portugal e França)
  • The Return, de Green Zeng (Singapura)
  • Tanna, de Martin Butler e Bentley Dean (Austrália e República de Vanuatu)