Morreu o Presidente da Nintendo, Satoru Iwata, aos 55 anos


“No meu cartão de visitar, sou um presidente de uma empresa. Na minha cabeça, sou um programador de jogos. Mas no meu coração, sou um jogador.” As palavras são de Satoru Iwata e foram proferidas em 2005 na Game Developers Conference, em São Francisco.

É um dia triste para todos os que têm qualquer tipo de apreço por videojogos. Satoru Iwata, o Presidente e também CEO da Nintendo, faleceu este sábado, 11 de Julho, conforme anunciou a empresa japonesa esta manhã em comunicado. Iwata tinha 55 anos e passou os seus últimos treze anos à frente da companhia de videojogos. Ao longo do seu último ano de vida, Satoru Iwata lutou contra um cancro.

Nascido em Sapporo, no Japão, em 1959, Satoru Iwata juntou-se à Nintendo em 2000, tendo sido nomeado para o cargo de Presidente em 2002 e para o de CEO da Nintendo América em 2013. Foi apenas a quarta pessoa a liderar a Nintendo; fê-lo durante o lançamento das consolas Nintendo DS e Wii, ambas muito bem sucedidas no mercado. Antes de se juntar à empresa japonesa, trabalhou como programador na empresa de jogos HAL Laboratory, tendo contribuído para jogos como Earthbound e Smash Brothers Melee.

Satoru Iwata vai ser recordado por um líder incrível, mas, acima de tudo, como um dos poucos executivos de uma empresa de videojogos que realmente tinha experiência como programador. Na verdade, Iwata tem créditos em inúmeros títulos de videojogos de quase todas as consolas da Nintendo, da NES à Wii U.

Podes ler mais sobre Satoru Iwata neste artigo do The Verge ou neste da TIME, por exemplo.