MUBI vai colocar ‘As 1001 Noites’ em cinemas do Reino Unido e Irlanda. E também na net


Pela primeira vez, o também serviço de streaming MUBI vai colocar um filme em salas de cinema. A empresa assinou um contrato com a distribuidora New Wave Films para exibir o épico filme As 1001 Noites, de Miguel Gomes, em salas do Reino Unido e Irlanda. A MUBI vai depois disponibilizar online a produção do cineasta português.

O MUBI é uma plataforma online que oferece, por 5 euros/mês, uma biblioteca curada de filmes. Disponível em mais de 200 países, os filmes do MUBI podem ser vistos numa panópila de sítios: computador, telemóvel, tablet ou televisão (através, por exemplo, da PlayStation). Com este acordo, a MUBI acrescenta, de certa forma, mais uma importante e interessante plataforma ao seu conjunto: a sala de cinema.

Exibido pela primeira vez, em Maio deste ano, na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu rasgados elogios, As 1001 Noites é o mais recente trabalho do português Miguel Gomes. Trata-se de uma obra de seis horas, dividida em 6 volumes. Teve a sua ante-estreia no início de Julho em Vila do Conde e prepara-se agora para atacar as salas de cinema do mundo. O primeiro volume vai chegar a 27 de Agosto aos cinemas portugueses, com o segundo a estrear em Setembro e o terceiro em Outubro. As salas do Reino Unido e da Irlanda serão, então, asseguradas pela MUBI.

“Este é o filme perfeito para esta nossa iniciativa de lançar filmes em várias plataformas”, disse à Variety Efe Cakarel, CEO e fundador da MUBI. “Não só temos a possibilidade de ser parceiros com uma empresa tão inspiradora como o é a New Waves Films, como também temos a oportunidade de levar um dos filmes mais incríveis deste ano às salas de cinema e depois ao nosso público.”

Esta não é a primeira vez, todavia, que um serviço de streaming adquire direitos para lançar filmes tanto em salas de cinema como online. O Netflix, por exemplo, vai exibir Beasts Of No Nation de Cary Fukunaga em alguns cinemas norte-americanos e também online. A empresa também tem os direitos para o próximo filme com Brad Pitt, War Machine, entre outros títulos. Já a Amazon está apostar em Chi Raq, novo projecto de Spike Lee.

Todavia, a MUBI distingue-se de outras plataformas de streaming, como o Netflix ou o Amazon Instant Video, por se especializar em cinema independente, nos clássicos e nas descobertas que os festivais de cinema proporcionam, com ênfase nos filmes que escapam ao domínio da língua inglesa. A MUBI tem uma biblioteca de apenas 30 filmes, em que todos os dias é introduzido um filme novo e retirado outro.

O Shifter é gratuito e sempre será. Mas, se gostas do que fazemos, podes dar aqui o teu contributo.