A última novidade da Nokia é um câmara esférica para criar realidades virtuais


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Depois de ter vendido a sua divisão de telemóveis à Microsoft no ano passado, a Nokia tem procurado o seu espaço no mercado. Depois de um tablet e de algumas propostas de customização do sistema operativo Android, a fabricante finlandesa decidiu entrar no mercado da realidade virtual com uma câmara destinada a profissionais do vídeo: a OZO.

A OZO é uma câmara esférica, equipada com oito “olhos” e oito “ouvidos”, capaz de captar vídeo 360º que servirá para criar maravilhosas experiências de realidade virtual. A OZO é destinada sobretudo a cineastas e especialistas em vídeo, não a consumidores comuns.

Uma das principais vantagens da OZO relativamente às concorrentes da Samsung ou da GoPro é, para além do seu design futurista e elegante, a possibilidade de ver o que está a ser filmado em tempo real através de uns óculos de realidade virtual. A câmara também é capaz de produzir uma versão de baixa resolução do vídeo que acabou de gravar, apenas alguns minutos depois, para que os cineastas possam avaliá-lo rapidamente ou mostrá-lo a alguém. Normalmente, os vários vídeos produzidos através dos vários “olhos” deste tipo de câmaras 360º têm de ser unidos e isso é um processo que demora algum tempo.

Obviamente que o conteúdo filmado pela OZO pode ser exportado na sua qualidade máxima para ser visto nos óculos de realidade virtual já existentes no mercado e noutros que possam vir a ser lançados nos próximos meses.

nokiaozo_02

A Nokia não revelou as especificações detalhadas da OZO, nem tão pouco o preço do equipamento. A empresa finlandesa vai finalizar o produto em conjunto com profissionais da indústria para o lançamento comercial no último trimestre deste ano. Um estúdio de Palo Alto, especializado em conteúdo de realidade virtual, já se mostrou interessado no OZO.

Mas mais detalhes sobre esta câmara serão conhecidos brevemente em ozo.nokia.com.

nokiaozo_03

nokiaozo_04

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!