A nova app do YouTube é tudo o que os youtubers queriam


Durante anos e anos, ouvimos os youtubers queixarem-se que os subscritores não conseguiam seguir decentemente os seus canais. Mas agora, o YouTube parece empenhado em rectificar os erros do passado e a sua nova app para Android (iOS em breve) é a prova disso mesmo.

As novidades são um piscar de olho a todos os youtubers e foram apresentadas pela CEO Susan Wojcicki, na VidCon, conferência para criadores de vídeo online. Agora, temos um feed com todos os últimos vídeos partilhados nos nossos canais favoritos e, se quisermos, podemos ser notificados sempre que um youtuber nosso favorito publica um novo vídeo.

Na prática, quando abrimos a app, encontramos agora quarto separadores no topo:

  • Home: é a página principal do YouTube. Tem vídeos de youtubers que subscrevemos e vídeos recomendados com base no nosso histórico. Tem também playlists que o YouTube criou especificamente para nós.
  • Subscriptions: este novo separador é um feed com os últimos vídeos de todos (sim, todos) os youtubers que seguimos.
  • Account: aqui encontras as tuas playlists, o teu histórico e os vídeos que carregaste.

O separador Subscriptions é algo que há muito faltava no YouTube. Um único sítio com tudo o que os youtubers que seguimos publicaram.

novaappyt_02

Se mesmo assim isso não for suficiente (se seguimos muitos youtubers, o Subscriptions pode ficar superlotado), podemos activar notificações para um determinado canal e assim sermos avisados sempre que existe um vídeo novo.

A nova app do YouTube inclui ainda ferramentas de edição. Podemos cortar vídeo, adicionar filtros e música, e fazer o upload do resultado final para a plataforma. Na prática, o telemóvel pode tornar-se uma nova câmara para muitos youtubers.

novaappyt_03

Por fim, o YouTube anunciou que vai suportar vídeo 360º em 3D, mas não deu mais detalhes.