Há uma nova família de iPods


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A Apple revelou esta quarta-feira a 6ª geração do iPod Touch, levando-nos a acreditar que ainda existe um mercado, ainda que de nicho, para o produto. O novo iPod Touch tem um processador mais capaz e uma melhor câmara, o que leva o equipamento para fora da área da música: é também uma plataforma de gaming e de fotografia.

Acima de tudo, o iPod Touch é um dispositivo de entretenimento, uma espécie de iPad super-mini que continua a ser uma das formas mais baratas de aceder à experiência iOS. Ao contrário do iPhone, só permite conectividade wi-fi.

Com um ecrã que mantém as suas 4 polegadas, o iPod Touch de 6ª geração vem com o mesmo processador A8 do iPhone 6. É um upgrade significativo do processador A5, de 2011, e significa o mesmo desempenho e a mesma capacidade gráfica do telemóvel mais recente da empresa. Além disso, ao contrário do A5, o A8 é um chip com a arquitectura 64-bits. O novo iPod Touch vem também com o co-processador de movimento M8.

novafamiliaipod15_02

O novo processador também suporta a tecnologia Metal, uma arquitectura desenvolvida pela Apple e que permite aos programadores acederem directamente ao processador gráfico do equipamento. Na prática, isto significa que o novo iPod Touch é óptimo para jogos.

Relativamente às câmaras, a traseira tem um sensor de 8 megapixels e filma slow-motion em 120 fps. A frontal mantém os pixels (1.2), mas a Apple aumentou a densidade dos pixels, pelo que devem conseguir-se melhores selfies em situações de poucas luz. A câmara frontal também tem opção HDR e também filma (720p HD).

O novo iPod Touch – e também as linhas Nano e Shuffle, cujas especificações técnicas se mantém inalteradas – está disponível num total de 6 cores: dourado, prateado, cinzento escuro, rosa, vermelho e azul.

O iPod Touch vem com o recentíssimo iOS 8.4, trazendo de origem o serviço de streaming Apple Music. Já o software do Nano e o Shuffle não foi alterado. É curioso observar que a Apple optou por não actualizar o design sistema operativo do Nano segundo a nova linguagem flat, adoptada há 2 anos com o lançamento do iOS 7.

O iPod Touch de 6ª geração tem versões de 16, 32, 64 e 128 GB, que custam 239, 299, 360 e 480 euros, respectivamente.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!