Parte do Reddit fechou portas esta quinta-feira. Porquê?


Os moderadores do Reddit fecharam várias secções do popular fórum em resposta à demissão injustificada de Victoria Taylor. Promotora das mediáticas sessões AMA, Taylor era uma das funcionárias mais visíveis do Reddit antes de ser despedida, uma decisão da empresa que os moderadores dizem que vai tornar a concretização das AMAs mais difíceis.

Alguns dos subreddits mais populares como o r/IAmA, r/videos, r/gaming, r/AskReddit, r/science, r/history e r/movies, foram temporariamente tornados privados na última quinta-feira. Ao todo, foram fechados mais de 265 subreddits – entretanto, a grande parte deles reabertos.

Victoria Taylor, que se juntou à empresa em 2013 como directora de comunicações, foi o ponto-de-contacto para muitas das AMAs com celebridades, agendando as entrevistas, verificando identidades e facilitando as perguntas/respostas.  A sua súbita saída, dizem os moderadores, deixa-os incapazes de promover sessões AMA. “Sou o moderador do /r/science que organiza todas as AMAs de ciência”, escreveu o utilizador @nallen. “E vou ter sérios problemas nos AMAs de /r/Science; Victoria era a única forma de comunicação com administradores. Se alguém quiser dados para um AMA, a resposta será ‘desculpe, eu não consigo ajudar’.”

As sessões AMA são uma das jóias do Reddit. As entrevistas são conduzidas por indivíduos e grupos de várias áreas, desde o Presidente dos Estados Unidos a pessoas com dois pénis, e funcionam para atrair pessoas que de outra forma ficariam afastados das cultura muito própria do Reddit.

A demissão de Victoria Taylor não foi justificada pela administração. Especula-se que tenha sido consequência de um AMA promovido na quarta-feira anterior com o Reverendo Jesse Jackson, uma mistura de perguntas hostis com respostas bizarras.

Sem Taylor a actuar como mediadora, a filtrar perguntas e a redigir respostas como elas foram inicialmente ditas, é fácil imaginar AMAs em que agências de comunicação escolhem perguntas a dedo e redigem respostas brandas/bem educadas. Bem feitas, as AMAs fazem as figuras públicas parecerem pessoais/próximas. Mal feitas, elas podem destruir a sua imagem pública.

Alguns moderadores sentem-se desrespeitados por não terem sido consultados sobre a demissão de Taylor, dizendo existir uma falta de comunicação com a administração do site. “Foi como uma enorme bofetada para todos aqueles que despendem muito tempo a trazer conteúdo de qualidade para o Reddit”, escreveu o moderador @nallen do r/science. Já os moderadores do  r/AskReddit, que conta com mais de 8 milhões de subscritores, dizem que colocaram o subreddit privado “para denunciar o tratamento dos moderadores pelos administradores do Reddit, bem como a falta de comunicação e ferramentas de moderação adequadas”.

Apesar de tudo, a saída de Taylor não foi o único motivo para que metade do Reddit tenha fechado portas na quinta-feira. Existe um sentimento de frustração entre muitos moderadores – os voluntários não pagos que gerem as gigantes comunidades do site – que a empresa não aprecia o seu trabalho e não os respeita. Queixam-se da qualidade das ferramentas de moderação e das recentes mudanças à já má funcionalidade de pesquisa. “Por muito que a Victoria seja querida, esta reacção não é apenas um resultado da sua saída”, lê-se no r/OutOfTheLoop.

A CEO do Reddit, Ellen Pao, escreveu na sexta-feira que o Reddit está a trabalhar em novas ferramentas para moderadores, que ainda não estão prontas. “O problema maior é que nós não ajudámos os nossos moderadores com melhores ferramentas depois de muitos anos a prometê-las”, disse. “Valorizamos os moderadores; eles permitem que o Reddit funcione e fazem com que cada subreddit seja único e apelativo a diferentes comunidades.”