Porto entra no Google Cultural Institute graças à sua universidade


Porto Google Cultural Institute

O centro histórico do Porto está agora exposto, através de mais de 50 trabalhos fotográficos, no Google Cultural Institute. A mostra foi inaugurado esta terça-feira e resulta de uma parceria entre a Universidade do Porto e a Google; é a primeira exposição concebida por uma universidade portuguesa para a plataforma cultural da norte-americana.

Foi na Faculdade de Letras da Universidade do Porto que a exposição nasceu, pelas mãos de alunos do Mestrado em História da Arte Portuguesa. Chama-se “Porto Património Mundial” e contém um percurso, através de imagens, pelo centro histórico do Porto.

gciporto_02

A cidade Invicta – Património Cultural da Humanidade desde 1996 – está, literalmente, à distância de um clique, ou de vários, para aceder aos recantos do seu centro histórico.

Para esta mostra virtual, foi necessário recolher e selecionar cerca de 60 imagens que ilustrassem a zona, sempre em alta resolução. Podes fazer zoom, activar o Street View, assim como as vistas panorâmicas de 360º, duas funcionalidades que a Google já apresenta em outras ferramentas como o Google Maps.

gciporto_03

O Google Cultural Institute é uma plataforma gratuita que dá a possibilidade às organizações culturais, de todo o mundo, de partilhar o seu património online. Entre outros projectos que o Google Cultural Institute acolhe está o Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque, um dos mais reconhecidos em todo o mundo. Ao todo conta com cerca de 700 organizações associadas e, agora, com uma universidade portuguesa, mas também outras instituições portuguesas como o Museu Colecção Berardo.

O Shifter é gratuito e sempre será. Mas, se gostas do que fazemos, podes dar aqui o teu contributo.