É isto que acontece quando se dá a password do Facebook à Internet


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Já nos aconteceu a todos sofrer de um facejacking básico quando se está entre amigos. Mas a situação tomaria outras proporções caso divulgássemos a nossa password para toda a internet. Sim, toda. Foi isso que fez o colaborador Joe Veix do site Death And Taxes: publicou os dados da sua conta recém-criada no Facebook. A internet e os internautas trataram do resto.

Primeiro, um utilizador na Califórnia tentou mudar a pessoa. Joe apressou-se a fazer reset e a ordem foi restabelecida. Depois tudo aconteceu: o nome da conta foi alterado, a foto de perfil mudou constantemente com memes a invadirem o perfil de Joe Veix, foram “amigadas” pessoas de todas as partes do mundo, e também a foto de capa sofreu alterações… e mais alterações.

joeveixfacebook_02

Mas os muitos invasores da conta fizeram questão de usar mesmo todas as ferramentas possíveis: mandaram mensagens privadas, fizeram actualizações à informação pessoal, fizeram like a diversas páginas e partilharam posts.

joeveixfacebook_03

Contudo, há umas “invasões” melhor do que as outras. Ou como quem diz: há mesmo mestres do facejacking. Ora vejamos: durante uma das investidas na conta, a foto de perfil foi alterada para o logo da norte-americana de fast food Taco Bell, e quem invadiu foi até à página oficial da empresa responder a queixas dos utilizadores, enganando alguns deles.

joeveixfacebook_04

Mais insólito e pitoresco foi a review que um dos invasores fez à organização terroristas ISIS a dizer ser um “lugar agradável onde as pessoas são agradáveis”, deixando a página com 10 estrelas.

joeveixfacebook_05

Ao todo, até esta segunda-feira, foram registados 135 logins. Pouco tempo depois a conta foi encerrada pelo Facebook por ir contra o termo de condições. A experiência foi replicada no Twitter e no Instagram. A história toda é contada aqui na primeira pessoa.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!