“Quebra”, o novo single dos Peixe:Avião cheira a álbum


Apesar de ainda não terem data marcada para a edição do quarto disco, os Peixe:Avião já deram a conhecer o primeiro single. “Quebra” é uma faixa íntima, escura, retirada de um qualquer sonho surrealista dos bracarenses que se preparam para voltar aos concertos no próximo mês.

O Bons Sons a 16 de Agosto e o Vodafone Paredes de Coura a 20 são os palcos para apresentar o novo material. Por agora, o vídeo já está disponível e ficou a cargo do colectivo TARZAN (André Tentugal e Vasco Mendes).

Criados no Verão de 2007 na cidade de Braga, os Peixe:Avião rapidamente conquistaram a atenção da imprensa nacional através do promissor EP Finjo a Fazer de Conta Feito. Desde então, a sua carreira tem sido pautada por um crescimento constante suportado pelos álbuns 40.02 (Rastilho Records, 2008), Madrugada (PAD, 2010) e Peixe:Avião (PAD, 2013). Com o disco homónimo foram nomeado para os Prémios Impala, que reconhecem os melhores discos independentes europeus do ano, juntamente com Boards of Canada, Nick Cave e Sigur Rós.

A Blitz atribuiu-lhes o 2º lugar na lista dos melhores álbuns nacionais de 2013 e foram várias publicações especializadas que lhes atribuíram o 1º lugar na lista dos melhores discos de 2013, entre as quais a Vodafone FM e o jornal Expresso.

Em 2014 compuseram música original para o clássico Ménilmontant de Dimitri Kirsanoff, filme de 1929, após encomenda do festival internacional de cinema Curtas Vila do Conde.