Stephen Hawking e multimilionário russo juntos em ambicioso projecto de busca de vida extraterrestre


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A busca por vida extraterrestre está de novo na ordem do dia. O multimilionário russo Yuri Milner e o reconhecido astrofísico britânico Stephen Hawking juntaram-se para um projecto de 100 milhões de dólares, que foi, esta segunda-feira, apresentado em Londres.

O projecto inclui duas iniciativas, para já. Uma chamada Breakthrough Listen, uma intensiva busca por sinais de vida inteligente extraterrestre. E outra intitulada Breakthrough Message, uma competição internacional para a criação de mensagens que representem a Humanidade e o planeta Terra que, um dia, possam ser enviadas para outras civilizações.

Com duração de 10 anos, o Breakthrough Listen vai ser o maior projecto científico de pesquisa por vida inteligente fora da Terra de que há memória. Yuri Milner e Stephen Hawking prevêm o uso de dois dos mais poderosos telescópios terrestres para estudar o céu espacial e sinais de rádio como nunca antes foram estudados: o projecto vai ser 50 vezes mais detalhado que pesquisas anteriores e irá cobrir dez vezes mais Espaço.

O programa vai incluir uma inspecção a 1 milhão de estrelas próximas da Terra e vai também cobrir não só o centro da nossa galáxia como também todo o plano galáctico. Para além da Via Láctea, a investigação abrangerá as 100 galáxias mais próximas. Os telescópios usados são extremamente sensíveis a sinais de longa distância, mesmo que de baixa energia.

O Breakthrough Listen vai originar um conjunto vasto de dados, todos eles serão disponibilizados publicamente. Milner e Hawking prevêm que esta será a maior quantidade de dados científicos alguma vez já disponibilizados ao público. A equipa do Breakthrough Listen vai usar e desenvolver software para analisar todos esses dados – software que, para além de open-source, será compatível com outros telescópios existentes pelo mundo.

A iniciativa vai também fazer uso do projecto SETI@Home, um dos mais conhecidos projectos voluntários de procura por vida inteligente.

breakthroughiniciatives_02

Já o projecto Breakthrough Message vai consistir numa competição internacional para a criação de mensagens que representem a Humanidade e o planeta Terra. Existirá um total de 1 milhão de dólares em prémios para as melhores mensagens. A ideia primária do Breakthrough Message não é criar um compromisso para o envio destas mensagens; o objectivo da iniciativa é antes aprender sobre possíveis formas de comunicar com vida inteligente extraterrestre e criar uma discussão global em torno de problemas éticos e filosóficos que possam ocorrer dessas formas de comunicação.

Se, com este gigante iniciativa, não se encontrar resultados num curto espaço de tempo, esse facto também poderá ser importante, garante Stephen Hawking. “Não provará que estamos sozinhos, mas vai encurtar bastante as possibilidades”, diz. “Mas não há maior pergunta do que esta. Está na hora de fazermos um real comprometimento em encontrar uma resposta para a nossa procura de vida para além da Terra.”

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!