A Uber devia dizer-te qual o melhor sítio para o motorista te apanhar


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Quando chamas um Uber, és tu que dizes onde queres ser apanhado. Colocas o pin no local de partida ou escreve uma morada. Mas por vezes escolhes um sítio que atrapalha o trânsito ou que não é tão conveniente para o motorista.

A Uber deveria dizer-te o melhor sítio, à tua volta, para o motorista te apanhar. E parece que é isso mesmo que a empresa está a testar em São Francisco. Segundo o TechCrunch, enquanto mexes no pin, a app explica-te que podes poupar tempo em se o colocares em determinados pontos verdes.

Se o fizeres, tens depois de ir até esse ponto. Podes ver no mapa onde ele fica; ele diz-te a morada e tudo. Enquanto caminhas, o motorista já está em andamento para o ponto de encontro, pelo que o tempo de espera é reduzido.

Este sistema é bem melhor que o actual, conforme nota o TechCrunch:

  • os motoristas gastam menos tempo e menos combustível nas suas viagens, pelo que podem realizar mais viagens por hora e assim ganhar mais dinheiro. Por outro lado, a empresa aumenta a eficiência do serviço;
  • os motoristas podem evitar ruas congestionadas, onde parar é difícil;
  • os passageiros ficam menos tempo à espera dos motoristas, dado que estes fazem rotas que lhes são mais favoráveis;
  • os passageiros pagam menos, dado que os motoristas não fazem rotas ineficientes para os apanharem em zonas desfavoráveis para ambos.

Como é que a Uber sabe quais os melhores locais para apanhar passageiros? Aparentemente de viagens anteriores. Reunindo os sítios onde os motoristas tentaram parar no passado, a Uber parece ter criado um mapa de onde existe espaço para parar e recolher pessoas.

O TechCrunch diz que, nos testes que fez, a app não teve em conta o destino no momento de sugerir locais de partida, nem deu sugestões quando era inserido uma morada de início. As sugestões só aparecem quando o passageiro usa o pin e o GPS do seu telemóvel. Também não existe qualquer desconto ou incentivo para usar os locais sugeridos para além da poupança de tempo.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.