Xbox Music passa a Groove porque “Xbox” não tem nada a ver com música


Xbox Music groove
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Com o lançamento do Windows 10 mais no final deste mês, a Microsoft vai lançar também o relançar o seu serviço de streaming de música como Groove. A plataforma é actualmente denominada de Xbox Music, mas o nome “Xbox” tem tudo a ver com gaming e nada a ver com música. Para além do Windows 10, o Groove estará presente também em iOS e Android.

De acordo com a Microsoft, Groove é um nome que “descreve o que as pessoas sentem e fazem com música”. No Windows 10, o Groove é a app que vais usar para ouvir a música que guardas localmente no teu PC ou telemóvel ou na cloud, através do OneDrive.

groove_02

Subscrevendo o Groove Music Pass, por cerca de 9,99 euros mensais, tens acesso a uma biblioteca de milhões de músicas para ouvires em streaming. Caso não gostes do streaming, podes usar a Windows Store para comprar singles ou álbuns inteiros.

Na prática, o Groove é um serviço muito idêntico ao Google Play Music ou ao Apple Music – todos eles oferecem armazenamento em cloud, loja de música e streaming.

O actual Xbox Music está disponível nas plataformas Windows, mas também em telemóveis iOS/Android e em computadores OS X através de um browser. É provável que com o lançamento do Windows 10 no final deste mês, as actuais apps do Xbox Music sejam renovadas com o novo nome do serviço.

groove_03

A Microsoft vai acabar também com o Xbox Video, renomeando a plataforma simplesmente como “Movies & TV”. Nos equipamentos Windows 10 e nas consolas Xbox, o Movies & TV vai permitir-te ver filmes e séries de TV que tenhas adquirido através da Windows Store, bem como importar a tua biblioteca pessoal. Pelo menos para já, a Microsoft não parece ter planos para extender o seu Movies & TV a outras plataformas, como iOS e Android.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!