Mais de um milhão de minutos de vídeo de arquivos históricos estão a ser adicionados ao YouTube


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Já é possível ver no YouTube imagens de grande importância histórica. A agência noticiosa Associated Press e a British Movietone estão a fazer o upload de milhões de minutos de imagens que representam 120 anos de história.

Os dois canais irão ter mais de 550 000 videos, que incluem clipes do bombardeamento de Pearl Harbour, os efeitos do terramoto de 1906 em São Francisco, a queda do muro de Berlim, ou a famosa imagem do homem que se meteu em frente de um tanque na praça de Tiananmen.

Mas este não é o único projecto que pretende disponibilizar imagens do passado. Em Espanha existe uma aplicação que permite passear por uma Barcelona de há 170 anos. É uma espécie de Google Maps do século XIX.

Esta nova ferramenta permite aceder a uma sequência de mapas que foram cosidos de forma a que pareçam ser um só. Autoreferenciados com o plano atual da cidade, é possívelpassar de 1860 para 2015, em apenas um segundo, e ver como uma determinada rua era no passado e como está na atualidade.

(texto: Vasco Napoleão/Hoje)

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!