‘As 1001 Noites’, de Miguel Gomes, estreia 27 de Agosto em Portugal


Agora não há desculpas. A nova obra do português Miguel Gomes, um dos realizadores mais cotados a nível nacional e europeu, tem estreia marcada em Portugal para dia 27 de Agosto numa sala de cinema, como por exemplo nos Cinemas NOS, no cinema Medeia Monumental ou no Cinema Ideal.

Na semana que se avizinha poderás ver assim o primeiro filme da trilogia, O Inquieto. Em Setembro estreará também O Desolado, a 24 de Setembro, e, finalmente, O Encantado, a 1 de Outubro. A obra foi rodado em película, é uma co-produção entre Portugal, França e Alemanha, e teve um orçamento de 2,7 milhões de euros.

As 1001 Noites desde a sua estreia internacional na Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes, onde foi muito bem recebida, já representou o nosso país por vários festivais pelo mundo, em dois deles, na Austrália e na Polónia recebeu dois prémios. Na Austrália, no Festival de Cinema de Sydney, o realizador e a sua equipa receberam uma distinção com o prémio Sydney Film Prize no valor de 62 mil dólares. Já na Polónia, em Wroclaw, no 15º T-Mobile New Horizons International Film Festival, ganhou o prémio da FIPRESCI, associação internacional de críticos de cinema.

Em solo português a obra teve a sua antestreia na 23ª edição do Curtas Vila do Conde. O Shifter tive o privilégio de estar presente e de ver em tela os 3 volumes, ao todo 6 horas, que constituem a nova obra de Miguel Gomes.

Foi também ontem anunciada a presença da trilogia no Festival de Cinema de Toronto, que decorrerá  de 10 a 20 de Setembro.  Da programação do festival, faz também parte a curta-metragem Noite Sem Distância, do espanhol Lois Patiño, que foi filmada em Portugal e produzida pelo Curtas de Vila do Conde e que também foi apresentada no Festival de Cinema de Locarno, na Suiça. A trilogia de Miguel Gomes e a curta de Lois Patiño fazem assim parte da secção Wavelengths, no Festival de Cinema de Toronto.

Nos próximos meses, a obra de Miguel Gomes, estará também no Chile, no Festival Internacional de Cinema de Valdivia, no Japão, no Hiroshima International Film Festival e nos Estados Unidos, no New York Film Festival.

Em nota final é de salientar ainda que pela primeira vez o também serviço de streaming MUBI vai colocar um filme em salas de cinema. Esse filme será a nova obra do realizador português Miguel Gomes. A empresa assinou um contrato com a distribuidora New Wave Films para exibir o épico filme As 1001 Noites, em salas do Reino Unido e Irlanda. A MUBI vai depois disponibilizar online a produção do cineasta português.

“Este é o filme perfeito para esta nossa iniciativa de lançar filmes em várias plataformas”, disse à Variety Efe Cakarel, CEO e fundador da MUBI. “Não só temos a possibilidade de ser parceiros com uma empresa tão inspiradora como o é a New Waves Films, como também temos a oportunidade de levar um dos filmes mais incríveis deste ano às salas de cinema e depois ao nosso público.”

O Shifter é gratuito e sempre será. Mas, se gostas do que fazemos, podes dar aqui o teu contributo.