Esta nova Canon tem um ISO de 4 milhões


Se agora de repente te perguntássemos se darias 30 mil dólares por uma câmara de 2 megapixels, a tua resposta seria provavelmente negativa – mesmo hoje, como há 50 anos. Mas o equipamento de que estamos a falar é uma câmara full-frame, que leva o simpático nome ME20F-SH, que tem uma sensibilidade de luz equivalente ao de um ISO de 4 milhões.

Vais ter de esperar por Dezembro para poderes comprar esta Canon ME20F-SH, que te vai permitir ver no escuro. No fundo, a Canon diz que o produto consegue capturar cores reais em situações de pouca-luz com muito pouco ou nenhum ruído.

A Canon ME20F-SH não é uma câmara para tirar fotos, mas antes para gravar vídeo em alta-definição. Esta é uma das razões para o sensor de 2 megapixels, que permite uma resolução de vídeo de 1920×1080 a 60p, 24p ou 30p. O encaixe de lente segue o padrão EF, uma excelente notícia para quem já tem uma vasta colecção de lentes da Canon.

canonme20fsh_02

Porque tem um sensor full-frame, a baixa resolução da câmara traduz-se numa elevada sensibilidade à luz e isso significa melhor performance em situações de pouca luz, sem o ruído que normalmente obténs em sensibilidades mais pequenas. Pixels maiores colhem luz de forma mais eficiente, o que permite a uma câmara como a ME20F-SH a ramp up o ISO para níveis ridículos sem destruir a imagem com ruído.

Com esse preço e estas especificações, a Canon ME20F-SH é claramente destinada a cinematógrafos independentes ou para quem quer ter a câmara de segurança mais extravagante do mundo em sua casa.

O sensor da Canon ME20F-SH estava em desenvolvimento há bastante tempo, desde 2013, mas apenas agora a Canon incluiu-o num produto para o mercado. No vídeo abaixo vemos uma comparação de captura publicada pela Canon na altura, mostrando lado a lado um sensor de uma câmara comum e o novo da ME20F-SH.