Conhece Sundar Pichai, o novo CEO da Google


Sundar Pichai ceo da google

O extraordinário Sundar Pichai é o novo CEO da Google, agora que a empresa é subsidiária de uma gigante chamada Alphabet. A promoção de Pichai não é surpreendente, dado que já era um dos homens mais importantes da velha companhia, responsável por quase tudo: Android, Chrome, Search, Gmail, Maps… Larry Page, até aqui o CEO da Google, subiu para CEO da Alphabet, ao lado de Sergey Brin, o presidente da nova firma.

“Sundar tem vindo a dizer as coisas que eu gostaria de ter dito (não tão bem!) há algum tempo, e tem sido muito bom trabalhar com ele”, escreveu Larry Page na mensagem de apresentação da Alphabet, emitida esta segunda-feira. “O Sergey e eu estamos super entusiasmados com a sua evolução e dedicação à empresa. E é claro para nós e para o nosso conselho que é hora de Sundar passar a ser CEO da Google.”

Era inevitável Pichai chegar a CEO

Foi em Outubro do ano passado que Larry Page colocou Sundar Pichai, 43 anos, como responsável pela maioria dos produtos da Google, incluindo os gigantes Gmail, Google Maps, Android e Chrome. Em 2015, tal como em 2014, Pichai conduziu a keynote anual mais importante da empresa, integrada no Google I/O. Na prática, deu a cara por alguns dos lançamentos de produtos mais importantes, assumindo o papel que Tim Cook assume numa Apple.

A promoção de Pichai a CEO da Google era quase inevitável. Com o nascimento da Alphabet, o pretexto para Sundar Pichai subir de cargo estava criado e pode dizer-se que ele não encaixaria melhor no mesmo. Em declarações ao Business Insider, um ex-funcionário da Google, que trabalhou na empresa durante seis anos, realçou que enquanto que Page é mais visionário/capaz de traçar objectivos ambiciosos, Sundar é a pessoa que operacionaliza. “Ele monta a equipa, nomeia as pessoas certas e faz acontecer. Não quero dizer que Sundar não tem qualquer visão de produto, mas num horizonte de 10 anos, acho que Larry é provavelmente mais capaz que Sundar”, disse Maarten Hooft.

Quem é Sundar Pichai?

Nascido em Chennai, na Índia, em 1972, Sundar Pichai cresceu no seio de uma família humilde e num pequeno apartamento. Desde cedo, ficou fascinado pelo trabalho do pai, engenheiro eléctrico de profissão, e pelo mundo da mecânica e da tecnologia.

conhecesundarpichai_02

Com um percurso exemplar na escola e no ensino académico (formou-se em Engenharia pelo Indian Institute of Technology), Pichai conseguiu uma bolsa de estudos e deu o salto para Stanford, nos Estados Unidos. Acabou por deixar o doutoramento a meio para entrar no mercado de trabalho. Entrou na Google em 2004, como gestor de produto. A sua preocupação era a barra de pesquisa no Firefox e Internet Explorer, numa altura em que a Google ainda não tinha o seu próprio browser. Trabalhou em projectos como o browser Chrome, o sistema operativo Chrome OS e os computadores Chromebooks.

Os anos passaram e Sundar foi ganhando mais responsabilidades. O Google Drive, o Google Maps e o Gmail (este último produto foi lançado no dia em que Pichai teve a sua entrevista na Google, 1 de Abril de 2004) passaram para as suas mãos. Em 2010, Pichai foi invejado pelo Twitter, mas a Google deu-lhe um bónus entre 10 e 50 milhões de dólares para ficar. Em 2013, ganhou mais uma pasta: a do Android.

A Bloomberg BusinessWeek traçou, no início de 2014, um perfil de Sundar Pichai, cuja leitura recomendamos. Podes fazê-lo aqui.

Uma entrevista a Sundar Pichai que deves ver

Em Maio, a propósito do Google I/O 2015, o The Verge sentou-se com Sundar Pichai para perceber a sua visão para a empresa da qual agora é CEO. “No fundo, queremos fazer produtos para todos”, disse. “Quero que a Google se esforce para isso – não apenas para fazer tecnologia para determinados segmentos. Para mim, importa que a tecnologia seja uma forçad de equalização, um facilitador para todos à volta do mundo.”

Podes ler o perfil completo a Sundar Pichai aqui.

conhecesundarpichai_03

Índia no poder

Sundar Pichai é apenas a última pessoa nascida na Índia a chegar a um importantíssimo cargo numa gigantíssima empresa.

Satya Nadella é CEO da Microsoft desde 2014. George Kurian gere a empresa de armazenamento NetApp e o seu irmão gémeo, Thomas Kurian, é o presidente de desenvolvimento de produto da Oracle Corp. Shantanu Narayen é CEO da Adobe. E Rajeev Suri é o patrão da Nokia.

O Quartz tem uma boa análise a este tópico aqui.

conhecesundarpichai_04