Este é o exoplaneta rochoso mais próximo de nós até agora descoberto

O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Astrónomos descobriram um sistema planetário com três super-Terras em órbita de uma estrela anã brilhante, sendo que um deles parece ser um planeta de rochas vulcânicas derretidas.

O sistema com quatro planetas (denominados exoplanetas por pertencerem a outro sistema planetário que não o Sistema Solar) está no hemisfério norte da constelação Cassiopeia, tendo a forma de um M e estando a 21 anos-luz da Terra, adiantaram os investigadores da revista europeia Astronomy & Astrophysics.

Este sistema parece ser constituído por um planeta gigante e três super-Terras que estão a orbitar em torno de uma estrela anã, apelidada de HD 219134. As super-Terras foram assim designadas pelo facto de possuírem uma massa maior que a do planeta Terra, mas, ainda assim, serem mais leves que os planetas gasosos Neptuno, Saturno ou Júpiter.

exoplanetahd219134b_02

O planeta com a órbita mais curta, HD 219134b, anda à volta a cada três dias, tendo já sido observado, do ponto de vista da Terra, em trânsito em redor das faces da sua estrela.

As medições a partir do solo, feitas com o telescópio espacial Spitzer da NASA, mostraram que a sua massa é 4,5 vezes mais alta e 1,6 mais larga do que a altura e largura da massa da Terra. A sua densidade média é próxima da densidade da Terra, sugerindo uma composição semelhante. Está muito perto da estrela, apresentando uma temperatura de cerca de 427 ºC. Portanto, não é uma zona habitável e não teria água necessária para a vida humana.

Contudo, HD219134 b é excitante para os estudiosos da área por ser o planeta em trânsito mais próximo da Terra, proporcionando desta forma uma oportunidade rara para estudar mais aprofundadamente a sua composição e atmosfera contra o pano de fundo da sua estrela.

Estes sistemas são especialmente interessantes na medida em que permitem – através do estudo – a caracterização da atmosfera do planeta, a luz da estrela que atravessa a atmosfera.

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!