Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Em 1985, com 18 anos, Kurt Cobain era tudo menos um adolescente contente com a vida. Depois de deixar o secundário a meio, resolveu juntar-se a dois bateristas, Greg Hokanson e o futuro Melvins Dale Crover (que na altura assumiu as tarefas do baixo). Assim nasceram os Fecal Matter.
As aspirações estratosféricas nunca foram uma realidade e a banda acabou por gravar em uma única demo em four track Illiteracy Will Prevail. No entanto, o peso histórico desta sequência de eventos só se viria a perceber quando hoje, 30 anos depois, nos sentimos obrigados a carregar play e ficar a ouvir aquela mistura rouca e insana de sons durante mais de 58 minutos.
Pela primeira vez online (via Reddit), Illiteracy Will Prevail é uma colecção de 13 faixas absolutamente abrasivas que nos dissolvem os ouvidos com riffs e fins de faixas cobertos num noise desconcertante. Fecal Matter foi mais do que um projecto doente, foi uma porta de entrada na total liberdade criativa do génio de Aberdeen e a primeira janela com vista para o interior negro e complicado de Cobain.
Depois do falhanço parcial do projecto, com a saída dos outros membros, Kurt começou a distribuir a demo onde podia. Eventualmente, Krist Novoselic ouviu, gostou de algumas das faixas e concordou em formar banda. Este é o nascimento oficial dos Nirvana.
Já com Dave Grohl integrado na equipa, os Nirvana acabaram por aproveitar e re-gravar duas das faixas de “Illiteracy Will Prevail”. “Anorexorcist” e “Spank Thru” foram incluídas numa colecção rara da banda, lançada no inicio dos anos 2000 e tocadas ao vivo em diversos concertos.
Para ficares a conhecer a demo Illiteracy Will Prevail, basta ouvires em baixo:
Faixas:
- “Sound of Dentage” (00:00)
- “Bambi Slaughter” (04:50)
- “Laminated Effect” (08:24)
- “Blathers Log” (10:42)
- “Class of ’86” (13:19)
- “Boatakk” (17:15)
- “Love My Family” (19:21)
- “Accusations” (28:28)
- “Spank Thru” (33:05)
- “Insurance” (36:55)
- “Buffy’s Pregnant” (38:24)
- “Vaseline” (42:41)
- “Downer” (45:08)
- “Instrumental version of Boatakk” (48:09)
- “Riffs & “Turnaround” by Devo” (49:48)