Films For Action: filmes gratuitos para quem quer mudar o mundo

Mais de 3 mil filmes, documentários e vídeos que podem ser vistos online de forma gratuita.

Apresenta-se como uma biblioteca comunitária e um media alternativo para pessoas que querem mudar o mundo, mas parece-nos bem mais que isso. O site Films For Action é aquilo que o nome indica. Tem em catálogo mais de 3 mil filmes, documentários e vídeos que podem ser vistos online de forma gratuita, divididos em 40 temas que vão do Activismo, aos Direitos Animais e Humanos, passando pelo Ambiente, Sustentabilidade, Economia e Filosofia.

Além do chamado cinema activista, o site tem um separador dedicado à informação independente. Qualquer pessoa pode produzir ou republicar uma notícia ou artigo, que são depois distribuídos pelas mesmas categorias que os filmes. E podem ser votados pelos leitores de acordo com a sua relevância. A organização cumpre assim uma das premissas que defende. Assume-se como um canal de informação alternativo capaz de fazer frente aos media corporativos, fornecendo conteúdo de confiança para manter o mundo informado sobre as questões que realmente importam.

O site norte-americano tem ainda uma categoria ligada à acção local. Em City Chapters convida a comunidade a publicar informação acerca da cidade onde vive. É lá que estão disponíveis notícias locais e informação sobre eventos a realizar ou os grupos activistas de cada cidade. A organização responsável pelo site convida também todas as cidades inscritas a realizarem acções de sensibilização e visionamento de documentários em cinemas e auditórios locais e as datas são depois divulgadas online. Por enquanto, a maioria das cidades inscritas são norte-americanas, mas contam-se também algumas na Índia, Colômbia, Argentina, Canadá ou Reino Unido. No total, na Europa ainda são poucas, mas é possível adicionar qualquer cidade do mundo caso se cumpram determinados requisitos.

filmsforaction_02

Films For Action vive de investimentos independentes e donativos. Além de ser possível fazer doações no site, a organização criou também uma categoria chamada Pay Per View em Abril deste ano, onde disponibiliza vários filmes e vídeos a um preço quase simbólico. Além de contribuir para a sustentabilidade do site, é também uma forma de apoiar produtores e cineastas independentes.

filmsforaction_03

O site conta com uma comunidade de mais de 18 mil pessoas, tem mais de 440 mil likes no Facebook e mais de 10 mil seguidores no Twiter. Com um objetivo bem delineado e uma abordagem mais que necessária, orgulham-se de fornecer ao mundo informações e perspetivas essenciais para a criação de uma sociedade mais justa, sustentável e democrática, e o Shifter orgulha-se de partilhar uma comunidade de propósitos responsáveis e um site que é uma alternativa real ao cinema de entretenimento.