G é para Google. L é para Life Sciences


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

G é para Google. C é para Calipo. X é para X Lab. E L é para Life Sciences. A divisão de ciências da vida do antigo laboratório Google X (agora X Lab) vai tornar-se independente e passar a ser uma empresa independente da Alphabet.

A notícia foi dada co-fundador e presidente da Alphabet numa publicação no seu Google+. Sergey Brin anunciou que a Life Sciences vai ser dirigida por Andy Conrad, que já era o responsável pelo grupo debaixo da alçada do Google X.

O executivo explica que, apesar de a estrutura corporativa se alterar, a Life Sciences manterá os seus objectivos e a sua estratégia de investigação. “Vão continuar a trabalhar com outras empresas de ciências da vida para levar novas tecnologias do estado inicial de pesquisa e desenvolvimento para uma fase avançada de teste clínico, e para – esperemos – transformar a forma como detectamos, prevenimos e gerimos doenças”, escreveu Brin.

Actualmente, a Life Sciences está a trabalhar em 3 notáveis projectos:

  • por um lado, as lentes de contacto inteligentes, capazes de monitorizar os níveis de açúcar no sangue de diabéticos;
  • por outro, as nanopartículas que podem ser usadas para detectar e combater cancro;
  • e ainda um estudo que vai criar um retrato mais rico do corpo e genoma humano.

“Há 3 anos, embarcámos num projecto para colocar computação em lentes de contacto – um problema técnico muito desafiador, com uma aplicação importante para a saúde”, disse ainda Sergey Brin no seu post. “Enquanto estou muito satisfeito com o progresso que se tem feito no projecto, não poderia imaginar o potencial da iniciativa na qual ele cresceu – uma equipa de ciências da vida, com a missão de desenvolver novas tecnologias para tornar cuidados de saúde em algo mais proativo.”

A equipa do Life Sciences é relativamente nova, mas diversa. Inclui engenheiros informáticos, oncologistas e especialistas da visão.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.