O Google Translate ficou ainda mais mágico


É sempre um desafio visitar um país que fala uma língua diferente da nossa. Mas graças à app do Google Translate para iOS e Android, essas barreiras compreensíveis acabaram de ficar mais curtas.

Uma das funcionalidades mais impressionantes do Google Translate é a tradução, em tempo real, de texto que esteja escrito em sinais ou cartazes, por exemplo. Basta abrir a app do Google Translate e apontar o telemóvel para o texto; este aparece instantemente traduzido no ecrã.

Esta ferramenta não é nova. A novidade está no suporte a 20 novas línguas, sendo agora 27 no total as suportadas. O português está incluído desde o início, mas agora a app também funciona com: búlgaro, catalão, croata, checo, dinamarquês, holandês, filipino, finlandês, húngaro, norueguês, turco e ucraniano, entre outras.

gtranslatemagico_02

Assim, o Google Translate pode tornar-se o melhor amigo de qualquer turista, ajudando-o a traduzir informações em pontos de interesse, menus de restaurantes ou indicações no supermercado.

A Google melhorou também as traduções por voz; tornou-as mais rápidas, especialmente para aqueles que usam conexões 3G ou mais lentas. Esta funcionalidade de tradução por voz permite basicamente, num diálogo entre duas pessoas de línguas diferentes, cada uma se perceber mutuamente: quando uma delas fala, a app traduz rapidamente o seu discurso para a outra ouvir.

Em suma, será que vamos no futuro confiar tanto na tecnologia ao ponto de deixarmos o Google Translate fazer todo o trabalho de línguas por nós? Quer isto dizer: da mesma forma que não precisamos de saber geografia para nos orientarmos (basta usar um GPS ou o Google Maps), podemos não aprender nenhuma língua e confiar no Google Translate para compreendermos aqueles que falam de forma diferente de nós.

Podes descarregar o Google Translate para iOS e Android.