Millennials. A geração melhor formada é também a menos próspera


A geração dos millennials é a melhor formada de sempre e simultaneamente a que está a ganhar menos, de acordo com um estudo da Pew. A média salarial é de 30.300 euros anuais – a mais baixa desde 1980.

21% dos homens e 27% das mulheres obtiveram o primeiro grau académico entre os 18 e os 33 anos, o que compara com 12% dos homens e 7% das mulheres da silent generation — os avós dos millennials.

A falta de recompensa material que devia acompanhar esta educação superior resulta de vários problemas, desde a economia lenta às altas taxas de desemprego,estagnação salarial — e o fardo que representa a dívida do empréstimo de estudante, que a maioria dos millennials transporta consigo.

E estes — os que têm uma educação superior — são os felizardos do seu tempo: o desaparecimento dos empregos adequados a educações médias, às mãos da deslocalização e da robotização, torna muito mais difícil ao millennial que não foi para a universidade ter uma vida decente e normal pelos padrões dos seus pais.

Texto: Paulo Querido
Foto: Flickr

Aprofundar

Pew: Millennials the Best Educated, Least Prosperous Generation (Grace Smith/Education News): All of this means millennials are waiting to purchase cars, homes, and other big ticket items. Marrying and having children have been put on hold as well, probably because of tough financial conditions.