NASA fechou seis pessoas numa “casa”. E assim vai mantê-las durante 1 ano


A NASA está apostada em colocar humanos em Marte a breve trecho. O reconhecimento feito pelo Curiosity mostrou um planeta interessante, com várias possibilidades de estudo e a missão do pequeno Rover, que ainda se encontra a decorrer, foi considerada um sucesso.

Mas uma coisa é estar lá um robô durante mais de dois anos. Outra bem diferente é estarem lá humanos sem outro contacto que não sejam os seus colegas de missão. Só a viagem até ao Planeta Vermelho demora 7 meses e uma missão de exploração humana a Marte poderia durar até 3 anos.

Neste sentido, a NASA iniciou este fim de semana uma experiência com vista a testar o isolamento de uma equipa, simulando as condições marcianas e como será viver no planeta. Ao todo são 6 voluntários, 3 homens e 3 mulheres, de áreas distintas – astrobiologista, física, arquitecta, jornalismo, geologia e um piloto – que passarão o próximo ano fechados numa estação localizada junto a um vulcão no Havai.

nasaisolamentomarte_02

A estação, em forma de abóbada, não é propriamente grande, apenas 11 m de diâmetro e 6 m de altura e foi construída a pensar numa possível instalação a ser colocada em Marte. Os seis voluntários entraram nesta espécie de Big Brother galáctico na passada sexta-feira, às 15h locais, onde permanecerão um ano inteiro. Com o objectivo de simular fielmente a experiência de viver no Planeta Vermelho, a equipa não terá acesso a ar puro e, cada vez que sair fora da estação, terá de utilizar um fato de astronauta.

Cada um tem um pequeno quarto com um colchão e uma secretária e levam consigo provisões para um ano inteiro. Queijo em pó e atum de conserva que constituirão, sem dúvida, a maior parte das refeições destes 365 dias.

Apesar de ser indispensável o planeamento científico e operacional para construir uma missão humana em Marte, a componente humana e psicológica é importantíssima, ainda para mais tendo em conta os longos períodos de tempo envolvidos e os conflitos que podem surgir em situações de stress.

nasaisolamentomarte_03