O Paredes de Coura vai ter “vozes da escrita”


 

O Vodafone Paredes de Coura continua a inovar e na sua vigésima terceira edição lança as Vodafone Vozes da Escrita.

De 20 a 22 de Agosto, entre as 13h00 e as 14h30, o Palco Jazz na Relva vai receber, pela primeira vez, autores reconhecidos do grande público como Carlos Vaz Marques, Matilde Campilho, Pedro Mexia e Rui Cardoso Martins. Ao longo de três dias, os visitantes do festival terão oportunidade de assistir a sessões de leitura (que podem incluir poesia, excertos de livros, crónicas e histórias) e a conversas informais entre os intervenientes. Prevêem-se momentos únicos, que só podem acontecer num festival tão especial como o Vodafone Paredes de Coura.

Matilde Campilho, fenómeno ímpar na poesia portuguesa recente, autora de Jóquei, que conta já com quatro edições, inaugura as Vodafone Vozes da Escrita na quinta-feira, 20 de Agosto. No dia seguinte, Carlos Vaz Marques e Pedro Mexia, duas das figuras intelectuais mais notáveis na produção jornalística e literária, e na divulgação da cultura e das artes em geral, levam as suas reflexões sobre estes temas e outras cumplicidades, sem espartilhos, para o palco, num diálogo entre ambos e com o público. No sábado, 22 de Agosto, o encerramento das Vodafone Vozes da Escrita cabe a Rui Cardoso Martins, romancista premiado, co-fundador das Produções Fictícias e jornalista e cronista do Público desde a sua criação – no qual assinou a crónica Levante-se o Réu, durante quase 20 anos, que acaba de chegar ao formato livro, com a chancela Tinta-da-china, e pelo qual recebeu dois Prémios Gazeta de Jornalismo.

A primeira edição Vodafone Vozes da Escrita é uma parceria do Vodafone Paredes de Coura com a Tinta-da-china, editora independente, que desde a sua fundação em 2005 já publicou mais de 300 títulos e lançou a edição portuguesa da conceituada revista literária Granta, dirigida por Carlos Vaz Marques. A editora de Bárbara Bulhosa, que a 1 de novembro de 2015 celebra 10 anos, tem vindo a receber ao longo dos anos diversos prémios nacionais e internacionais, que destacam quer livros específicos, quer o trabalho gráfico da Tinta-da-china.

O Vodafone Paredes de Coura decorre na praia fluvial do Taboão, de 19 a 22 de Agosto e o cartaz inclui nomes como Tame Impala, TV On The Radio, The War On Drugs, Father John Misty, Temples e Lykke Li, entre muitos outros.

Encontram-se disponíveis os bilhetes diários pelo valor de 45 euros, nos locais habituais. Os passes estão esgotados.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.