Piratas conseguiram “sacar” episódio de Breaking Bad em 4K do Netflix


O sistema de protecção de conteúdo Ultra HD do Netflix foi alegadamente contornado por um grupo de piratas, que conseguiram “sacar” do serviço uma cópia em 4K do primeiro episódio de Breaking Bad. A notícia foi avançada pelo site TorrentFreak.

O ficheiro em questão pesa cerca de 18 GB e circula identificado pelo seguinte título: Breaking.Bad.S01E01.Pilot.2160p.NF.WEBRip.DTS.x264-iON. iON é o nome do grupo de piratas que terá conseguido quebrar a “armação” do Netflix.

bb4ktorrent

A empresa de streaming protege o seu conteúdo Ultra HD usando a norma High-Bandwidth Digital Copy Protection (HDCP), que se pensava inquebrável. Segundo o TorrentFreak, o leak do primeiro episódio de Breaking Bad pode ser encontrado apenas em trackers privados de torrents, mas ele pode chegar a sites públicos em breve.

Séries e filmes em 4K têm sido uma das apostas recentes do Netflix – e também de concorrentes como o Amazon Instant Video –, numa altura em que o número de equipamentos que suportam o formato (que é o sucessor do HD) começa a ser relevante. Breaking Bad, produzido pela Sony Pictures Television, é um dos poucos títulos disponíveis em Ultra HD no Netflix; os 62 episódios foram adicionados ao catálogo do serviço no ano passado.

Ao TorrentFreak, fonte do Netflix disse que a empresa está à procura do alegado leak e que vai fazer tudo para prevenir situações semelhantes no futuro.