Os vídeos do YouTube já não ficam presos às 301+ visualizações


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

É frequente vermos vídeos no YouTube com milhares de likes, mas cujos contadores de visualizações apontam para “301+”. E é frequente questionarmos-nos a razão de tal acontecer: se o vídeo já tem mais de mil gostos, como é que só foi visto 301 vezes? A verdade é que a contagem de visualizações de vídeos do YouTube congela – e congela no número 301. Porquê? Para garantir a veracidade da contagem das visualizações de vídeos populares (isto é, com mais de 301), diz o YouTube.

No entanto, a plataforma de vídeo, detida pela Google, anunciou que a contagem de visualizações dos seus vídeos vai passar a ser feita em tempo real. Quer isso dizer que podemos dizer adeus às “301+” visualizações.

yt301views

As visualizações são para o YouTube uma moeda publicitária, pelo que tem de as tornar significantes, garantindo que elas são reais e não artificiais. Assim, existe congelamento no número 301. Durante o mesmo, as visualizações são confirmadas algoritmicamente para que o processo seja justo tanto para criadores de conteúdo como para anunciantes, e para que se mantenha uma experiência positiva do ponto de vista do utilizador.  O YouTube quer evitar que a audiência dos vídeos seja criada de bots ou seja enviasada (por exemplo, alguém clicou no vídeo por acidente; viu uns segundos dele porque tinha um título enganador).

Porquê 301? Bem, diz o YouTube, que é preciso definir uma linha entre vídeos com poucas visualizações, com os quais não precisamos de preocupar, e vídeos populares, cuja medição de visualizações é importante. E essa linha foi traçada no número 300.

Contudo, quem escreveu o código (nos primórdios do YouTube, quando ainda não se imagina o que este seria hoje) enganou-se e colocou “se o vídeo tiver 300 visualizações ou menos, adicionar mais 1 visualização” em vez de “se o vídeo tiver menos de 300 visualizações, adicionar mais 1 visualização”. Assim, quando alguém vê um vídeo com 300 visualizações, a contagem actualiza para 301, quando, na verdade, não deveria actualizar, mas sim ser iniciado o processo de verificação anteriormente descrito.

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!