Com a Xbox One, vais ter TV em directo e gravações em qualquer lado


Ver televisão em consolas Xbox One é possível desde o ano passado. Aliás, podemos fazer pausa em directo, consultar o guia de programação e fazer zapping usando a voz. Também conseguimos levar a televisão para fora da consola, através da app Xbox para equipamentos Windows 10, iOS e Android. O serviço de televisão em directo está disponível nos Estados Unidos, Canadá e em alguns países europeus, incluindo Portugal.

Só os canais de televisão digital terrestre podem ser introduzidos no sistema da Xbox One através de um pequeno adaptador que custa 30 euros. Quer isso dizer que, em Portugal, os pacotes de canais das operadoras MEO, NOS ou Vodafone não são compatíveis e que, portanto, estás limitado aos 4 canais que integram a oferta da TDT: RTP1, RTP2, SIC e TVI.

Ainda assim, e porque a subscrição de um pacote de canais começa a ser coisa do passado, existem boas notícias da Xbox. A divisão de gaming da Microsoft revelou que, a partir de meados do próximo ano, passará a ser possível gravar programas de televisão na Xbox One e vê-los em qualquer equipamento Windows 10, iOS ou Android. E, tal como em qualquer gravador, consegues agendar gravações através do guia de programas.

xboxonetv_02

As gravações são feitas num disco externo, ligado via USB à Xbox One (quanto maior a capacidade do disco, mais gravações podrás fazer). Enquanto programas de televisão são gravados, podes estar a jogar na consola normalmente.

A melhor parte: os programas gravados na Xbox One podem ser vistos em dispositivos Windows 10, iOS ou Android através de streaming directo da consola. Podes fazer o download dos programas para esses equipamentos para vê-los num avião ou autocarro, por exemplo, quando estás sem ligação à internet. Através dos dispositivos remotos (imagine-se, um telemóvel), podes agendar gravações.

A gravação de programas através da Xbox One será disponibilizada em 2016. No entanto, a televisão em directo na consola já pode ser usada em Portugal.

Windows 10 em Novembro e um teclado QWERTY para o comando

As novidades da Xbox One foram reveladas durante a conferência Gamescom 2015, que está a decorrer até dia 9 na Alemanha. A Microsoft anunciou também que o sistema operativo Windows 10 vai chegar às consolas Xbox One em Novembro. Em Junho, ficámos a conhecer a nova interface da plataforma.

Agora, a Microsoft mostrou-nos o Xbox Chatpad, um acessório para o comando da Xbox que basicamente é um teclado QWERTY. Permite escrever mensagens, introduzir códigos e pesquisar jogos/apps rapidamente.

xboxchatpad_01

xboxchatpad_02